Florianópolis recebe 1ª edição do Mercadão de Queijos de Santa Catarina
Evento reúne queijarias premiadas, produtores de mel, chocolates, vinhos e charcutaria no Mercadão de Coqueiros.
Os amantes da gastronomia artesanal terão um encontro marcado em Florianópolis no próximo dia 13 de junho. A primeira edição do Mercadão de Queijos vai reunir dez expositores de oito cidades de Santa Catarina em um evento dedicado à degustação e comercialização de produtos artesanais.
A feira acontece das 10h às 18h no Mercadão de Coqueiros, na região continental da capital catarinense, e contará com queijos, charcutaria, patês, chocolates, mel, geleias, vinhos e outros produtos produzidos por pequenos empreendedores do estado.
Produtores de várias regiões de Santa Catarina participam da feira
A proposta do evento é fortalecer a conexão entre produtores e consumidores, além de valorizar a diversidade gastronômica catarinense.
Entre os participantes estão marcas de Florianópolis, Águas Mornas, Chapecó, Palhoça, Petrolândia, Garopaba, Braço do Norte e Major Gercino.
A tradicional Banca Pacheco levará uma seleção especial de doces, geleias e tábuas de frios, além da degustação de presunto cru. Já a Delícias Portuguesas apresentará vinhos portugueses, sul-americanos e rótulos internacionais.
Queijos premiados estão entre os destaques do evento
Um dos principais atrativos será a presença da Boca da Serra, de Águas Mornas, que apresentará queijos artesanais inspirados no terroir da Microrregião de Tabuleiro.
Já a Rouwstik, de Petrolândia, levará seus premiados queijos de leite de ovelha produzidos com leite cru. A empresa é reconhecida nacionalmente e possui o Selo Queijo Artesanal, sendo a única produtora brasileira de queijo de ovelha com essa certificação.
Além dos queijos, a marca também oferecerá doce de leite de ovelha e opções produzidas com leite de vaca.
Outro destaque será a Queijaria Santa Lídia, que apresentará uma variedade de produtos artesanais, incluindo queijos coloniais, Minas frescal, Serrano, versões maturadas e a tradicional Mussarela em Tranças.
Mel, chocolates e charcutaria completam a experiência gastronômica
De Chapecó, o Chalé do Mel levará produtos artesanais como mel de diferentes floradas, mel de melato, própolis, pão de mel e favos de mel.
A Salumeria Montenegro, de Garopaba, apresentará salames, copa e linguiças defumadas produzidos em pequena escala, seguindo técnicas tradicionais europeias.
Já a Toré Chocolates, de Florianópolis, mostrará chocolates produzidos pelo método Bean to Bar, utilizando cacau especial cultivado por agricultura familiar.
O público também poderá conhecer os produtos do Sítio Vô Ipa, de Major Gercino, e da Toca do Sabor, de Palhoça, que levará geleias, molhos, pães de fermentação natural, focaccias, bolos e tortas sem glúten.
Copa do Mundo e gastronomia no mesmo espaço
Além da feira gastronômica, o Floripa Sport Bar, localizado no mezanino do Mercadão de Coqueiros, preparará um espaço especial para os visitantes acompanharem a estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo.
O Mercadão de Coqueiros oferece estacionamento gratuito, é pet friendly e reúne mais de 20 operações de gastronomia, compras, serviços e lazer.
Então, agende:
Evento: 1ª edição do Mercadão de Queijos
Data: 13 de junho
Horário: das 10h às 18h
Local: Mercadão de Coqueiros – Avenida Engenheiro Max de Souza, 843, Florianópolis (SC)
A expectativa é que o evento fortaleça ainda mais a valorização dos produtos artesanais catarinenses e aproxime o público dos pequenos produtores que movimentam a gastronomia regional.