Fiscalização de medidas sanitárias já realizou mais de mil vistorias

Compartilhe

Em pouco mais de dois meses, o grupo fiscaliza todas as regiões, sendo uma das frentes de combate à pandemia na Capital

A força-tarefa da Prefeitura de Florianópolis que fiscaliza as medidas de controle da pandemia da Covid-19 segue com as vistorias diárias em toda a cidade. Sendo assim, desde fevereiro, quando a ação conjunta iniciou até este domingo, 2 de maio, 1.074 vistorias.

Portanto, neste período foram emitidas 41 advertências, 258 intimações e 18 multas. Ao todo, 23 locais foram interditados. Desse total, em 66,3% (712 vistorias) das vistorias, os locais operavam de acordo com as normas sanitárias vigentes.

Em relação aos dados deste final de semana, os dados parciais são: 129 inspeções feitas, 1 advertência, 1 multa e 18 intimações emitidas e 1 interdição cautelar executada.

Fiscalização de controle da pandemia já fez mais de 600 vistorias.

Como funciona a força-tarefa

Acima de tudo, participam das vistorias, agentes da GMF, que dão suporte às equipes, fiscais da Vigilância Sanitária e Procon, e auxiliares da Susp. As ações também contam com suporte da Polícia Militar, que divide as áreas de fiscalização para otimizar os efetivos das autoridades sanitárias municipais e estaduais.

Os agentes e fiscais se dividem em grupos para fazer as vistorias de forma simultânea nas regiões em dois turnos em locais como: bares, pubs, restaurantes, lojas, shoppings, supermercados, hotéis e praias.

Nessas fiscalizações, a força-tarefa verifica itens como uso correto de máscaras, distanciamento social, disposição de mesas e cadeiras, álcool gel, sistema de ventilação, exposição dos alvarás de funcionamento em locais visíveis e outros regramentos.

Como denunciar

Por fim, as equipes seguem um cronograma mas também atendem denúncias da população. Os canais oficiais são o da Prefeitura de Florianópolis pelo 153 da Guarda Municipal ou pela aba Denúncias Vigilância Sanitária no site www.covidometrofloripa.com.br.