Filme “Saudosa Maloca”, sobre Adoniran Barbosa, tem trailer divulgado.

Compartilhe

“Saudosa Maloca”, sobre Adoniran Barbosa, tem como protagonista o Titã Paulo Miklos.

O filme, “Saudosa Maloca”, que conta a história de Adoniran Barbosa, teve seu trailer divulgado nesta segunda-feira, 19. O longa tem como protagonista o músico e ator, Paulo Miklos, interpretando o sambista. 

‘Saudosa Maloca” estreia no dia 21 de março nos cinemas, e ainda conta com o elenco Gero Camilo (Mato Grosso), Gustavo Machado (Joca), Leilah Moreno (Iracema), Sidney Santiago Kuanza (Cícero), Paulo Tiefenthaler (Pereira). A direção é de Pedro Serrano, que produz ao lado de Renata Martins pela Pink Flamingo Filmes.

Filme "Saudosa Maloca", sobre Adoniran Barbosa, tem trailer divulgado.
Paulo como Adoniran. Veja São Paulo.

A sinopse do longa diz: “Numa mesa de bar, o velho Adoniran Barbosa (Paulo Miklos) conta a um jovem garçom histórias de uma São Paulo que já não existe. Lembra com carinho da maloca onde viveu com Joca e Mato Grosso, da paixão deles por Iracema (Leilah Moreno) e de outros personagens eternizados em seus sambas, crônicas de uma metrópole engolida pelo apetite voraz do ‘pogréssio.’

Na trama, o velho Adoniran conta a um jovem garçom as histórias de São Paulo da década de 50. Assim como, lembra a Maloca que viveu com Joca e Mato Grosso. Inclusive a paixão por Iracema e outros personagens de suas canções. 

Tributo ao sambista

A obra não só é um tributo ao sambista, mas também faz uma reflexão na vida social das grandes cidades, principalmente na ótica de Adoniran Barbosa. O compositor criou clássicos da música brasileira, como por exemplo, “Trem das Onze”, “Tiro Ao Álvaro”, “Saudosa Maloca” e “Samba do Arnesto”. 

Filme "Saudosa Maloca", sobre Adoniran Barbosa, tem trailer divulgado.
“Saudosa Maloca” estreia dia 21 de março. Divulgação.

Por fim, as composições refletiam os fatos da sociedade da época vividas no final dos anos 40 e começo da década de 50. 

“O Adoniran tem uma importância enorme. Essa pitada de humor, de tragédia, esse equilíbrio que seduz você para dentro da música. E traz você para uma realidade que é terrível e perversa. E ele fez isso conscientemente durante toda a obra dele, sem nunca perder o foco. Sempre olhando as camadas mais desprivilegiadas da população, essa coisa das invasões, uma coisa que continua atualíssima”. Conforme contou Miklos a TV Folha. 

Então, confira o trailer de “Saudosa Maloca”.