Exposição Iconografia 344 da Fundação BADESC ganha página especial.
Mostra apresentada de 30 de março até 1º de junho de 2017 recebeu mais de 3 mil visitantes
A exposição mais visitada nestes 15 anos de atividades da Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis, foi a mostra Iconografia 344. Com curadoria do colecionador Ylmar Corrêa Neto, a exposição recebeu mais de 3 mil visitantes de 30 de março até 1º de junho de 2017. E agora a mesma vai ganhar uma página especial no Acervo Virtual do site da Fundação – www.fundacaoculturalbadesc.com
Com referência ao aniversário de Florianópolis e utilizando como marco de contagem a chegada de Dias Velho, a mostra apresentou cerca de 60 obras, entre fotos, bem como, documentos e livros.

Valor histórico
Do Século XVI ao XIX, inúmeros estrangeiros passaram pela Ilha de Santa Catarina produzindo documentos e obras de arte de inestimável valor histórico. Este material se destinava ao interesse de coleções de reis, nobres, ricos comerciantes e instituições europeias, portanto grande parte dele teve sua conclusão na Europa.
Os livros tinham tiragens limitadas e caras, já que suas ilustrações eram feitas com gravuras ou desenhadas e pintadas uma a uma. Muitas dessas obras se perderam em naufrágios e outras tantas ainda hoje circulam incógnitas pelo mundo. Apaixonados pelo tema, alguns colecionadores locais têm rastreado e adquirido esse tesouro em leilões, galerias especializadas e coleções particulares dos cinco continentes, repatriando esse incrível patrimônio.

A cuidadosa curadoria de Ylmar Corrêa Neto, permite que o público possa conhecer documentos raros, pinturas, desenhos, gravuras, mapas e livros originais que nunca haviam sido expostos. Em contraponto, obras de arte modernas e contemporâneas sobre a Ilha articulam representações entre o presente e o passado.
Acima de tudo, a visitação presencial na Fundação Cultural BADESC está suspensa no momento. No entanto, acesse o site e siga as atividades e eventos culturais gratuitos do espaço. Além de conferir os trabalhos de dois artistas selecionados no Edital 2020:
Dante Acosta apresenta 19 trabalhos na mostra As Coisas Distantes Parecem Menores Do Que São Na Realidade. Já Carol Krügel exibe 27 ilustrações a grafite emolduradas na exposição Retratos Fantásticos.
Por fim, as exposições permanecem no site e estão expostas no casarão até o final de abril.