Exposição “Cruzos Opacos” inaugura programação de 2025 da Fundação BADESC

Exposição “Cruzos Opacos” será aberta para visitação gratuita às 19h da quinta, dia 16 de janeiro

No próximo dia 16 de janeiro, quinta-feira, às 19h, a Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis, abre oficialmente sua agenda expositiva de 2025 com a inauguração da exposição “Cruzos Opacos”, de Tauan Gon. Selecionado na Chamada Pública Paulo Gaiad para a 1ª exposição individual de 2024, o artista traz uma mostra gratuita, que contará com a apresentação do Grupo Samba da Búia durante a vernissage.

Portanto, a exposição, que ocupará o Espaço Paulo Gaiad, composta por pinturas, cadernos de anotações do artista e uma projeção de vídeo. Tauan Gon explica que “Cruzos Opacos” é um recorte inédito de sua pesquisa em pintura, desenvolvida entre 2023 e o início de 2024. “As obras foram criadas a partir da fabulação e reencenação de imagens históricas, sob uma perspectiva afrocentrada. Os corpos retratados são de pessoas próximas a mim, convidadas a reinterpretar imagens históricas e saberes da oralidade negra”. Conforme destaca o artista.

Diálogo entre arte e identidade

Com curadoria e produção artística de Lívia De Pelegrin, a exposição utiliza o conceito de encruzilhada como base para explorar a figuração do negro e suas relações com as imagens históricas. Segundo Gon, o objetivo é propor novos modos de ser e estar no mundo, cruzando saberes e fazeres afrobrasileiros. “Disputa-se protagonismos e cria-se novas imagens”, afirma.

Contudo, essa não é a primeira participação de Tauan na Fundação. Em agosto de 2024, ele integrou a exposição coletiva “Gestos e Horizontes”, fruto da Residência Artística e de Pesquisa Paulo Gaiad. “Tenho muito carinho pela Fundação Cultural BADESC e por todos que fazem parte dela. Espero que esta exposição amplie conversas, conceitos e afetos, interligando redes e celebrando a arte”. Segundo declarou o artista.

Sobre o artista

Exposição “Cruzos Opacos” inaugura programação de 2025 da Fundação BADESC
Artista Tauan Gon. Divulgação.

Natural de Viçosa (MG) e criado no Distrito Federal, Tauan Gon é formado em Artes Visuais pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente, reside em Florianópolis, onde desenvolve uma pesquisa focada na figuração de pessoas negras, memória e reencenação, utilizando o conceito de ‘opacidade’, de Edouard Glissant. Sendo assim, sua produção recente inclui pinturas, desenhos. Assim como, vídeos criados em colaboração com pessoas próximas, como por exemplo, artistas, sambistas e irmãos de santo.

Tauan tem em seu currículo diversas exposições coletivas, como o 51º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto (SP), o projeto “Novembro Negro” (SC) e o X COMA: Mundos [im]possíveis (DF). Em 2021, seu curso digital “Retrato – Desenho do Rosto” ganhou prêmio da FUNARTE. Além de expositor, o artista atua como professor de desenho especializado em figura humana e hachura.

Então, agende:

O quê: Abertura da exposição “Cruzos Opacos”, de Tauan Gon.
Quando: 16 de janeiro de 2025, quinta-feira, às 19h.
Onde: Fundação Cultural BADESC (Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis/SC).
Visitação: De 17 de janeiro a 6 de março, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h.
Por fim, a entrada é Gratuita.