Elvis Presley: saiba como surgiu a canção “Heartbreak Hotel”

Compartilhe

“Heartbreak Hotel”, colocou Elvis Presley nas primeiras colocações durante 8 semanas. 

No dia 22 de fevereiro de 1956, “Heartbreak Hotel” se tornava o primeiro single de Elvis Presley. A letra foi escrita por um guitarrista de Nashville chamado Tommy Durden. O músico se inspirou em um homem que pulou de uma janela de hotel e deixou um bilhete, dizendo, “Ando por uma rua solitária”. No entanto, dizem que criaram a história.

Contudo, uma pesquisa da revista Rolling Stone revelou que a frase da canção estava em um bilhete deixado por um ladrão de bebidas, chamado Alvin Krolik, que morreu durante um assalto. “Esta é a história de uma pessoa que caminhava por uma rua solitária. Espero que isso ajude alguém no futuro”. Dizia.

A história virou notícia no Herald Post sob o título: “Story of Person Who Walked Lonely Street”.

Já Mae Boren Axton escreveu a música e o empresário Tom Parker providenciou para que Elvis recebesse os créditos da canção, em troca de cantá-la, talvez a primeira permuta da história do pop moderno. 

Uma curiosidade, é que os Royalties de “Heartbreak Hotel” foram pagos tanto a Tommy, quanto a Mae durante anos. Inclusive, Durden declarou em 1982, que o valor pagou seu aluguel por mais de 20 anos.

As gravações

Elvis Presley: saiba como surgiu a canção "Heartbreak Hotel"

Elvis gravou a canção nos estúdios da RCA em janeiro de 1956, acompanhado dos músicos Scotty Moore, na guitarra, Bill Black, no baixo e DJ Fontana na bateria. Floyd Cramer tocou piano, assim como, Chet Atkins ficou no violão.

Elvis e Nixon: um encontro que seria considerado hoje como “Vergonha alheia”

A música teve seu lançamento em 26 de janeiro de 1956, e levou Elvis a diversos programas de TV e rádio, permanecendo por 8 semanas nas primeiras colocações. O fato está documentado no livro: “Elvis: o último trem para Memphis”.

Elvis Presley: saiba como surgiu a canção "Heartbreak Hotel"

Presley tinha 21 anos quando a canção ficou no topo das paradas. No entanto, a RCA não acreditava que um música que falava de um cara solitário que acaba morrendo faria sucesso entres os adolescentes.  

Sendo assim, um mero engano, “Heartbreak Hotel” deu a Elvis um disco de ouro.

Por fim, duas últimas curiosidades: em Memphis, Heartbreaker Hotel dá nome a pousadas, restaurantes, e um mega hotel com suítes com decoração dos anos 50 e com nomes de músicas de Elvis. E uma última, Paul McCartney comprou o contrabaixo que Bill Black tocou na gravação original