Documentário ‘A Queda do Céu’ Abre o Festival de Cinema em Garopaba

O premiado documentário brasileiro “A Queda do Céu” abrirá o Festival Internacional de Cinema Ambiental de Garopaba

Dirigido por Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha, o documentário que retrata a luta dos Yanomami contra a destruição ambiental, será exibido pela primeira vez em Santa Catarina no dia 4 de novembro, com entrada gratuita.

De 4 a 9 de novembro de 2024, Garopaba, no litoral sul catarinense, sediará a 3ª edição do FICA – Festival Internacional de Cinema Ambiental de Garopaba. Com acesso gratuito, o evento visa democratizar o cinema e exibirá mais de 30 produções focadas em questões ambientais. Portanto, a abertura do festival contará com a exibição na Praça Central de Garopaba do documentário “A Queda do Céu”, dos diretores Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha.

A exibição, inédita no Sul do Brasil, terá início às 19h. O coordenador do FICA Garopaba, Cristovam Muniz Thiago, ressalta que será a primeira vez que o filme será exibido em Santa Catarina. “Após a estreia mundial no Festival de Cannes e as premiações de melhor direção de documentário e melhor som, recebidas recentemente no Festival do Rio, o documentário que retrata a luta do povo Yanomami pela preservação de suas terras e modos de vida, e contra a destruição ambiental, foi escolhido para abrir a terceira edição do FICA em Garopaba”. Conforme destaca Thiago.

Sendo assim, após a sessão, haverá uma roda de conversa para discutir tanto a produção quanto os temas centrais levantados pelo filme, que já recebeu diversos prêmios internacionais.

Grande público.

A expectativa dos organizadores do FICA é de que mais de 2.300 pessoas participem das atividades presenciais e gratuitas, com classificação livre, na praça e em outros espaços culturais e educacionais. Além de Garopaba, o festival também terá atividades em Imbituba, Laguna e Florianópolis. Dessa forma, a programação completa está disponível no perfil oficial @fica.garopaba.

O Projeto Festival Internacional de Cinema Ambiental de Garopaba – 3ª edição conta com o apoio do Prêmio Catarinense de Cinema, edição especial Paulo Gustavo/2023.

Cinco mostras

Cristovam Muniz Thiago, além de coordenar o festival, também assume a curadoria dos filmes com exibição durante os cinco dias de evento. E sobretudo, com experiência em festivais como Calango (Brasília), Guaporé (Rondônia). Bem como, EcoBrasilFest (SP), Thiago está à frente do FICA desde sua primeira edição.

Em 2024, Cristovam divide a curadoria do festival com Anália Alencar, que lidera a comissão de seleção. Formada por Eron Nascimento, Filipe Bezerra, Flávio Veloso, Luna Vanzella, Marta Siminhuk e Maurício Garcias.

“O festival busca democratizar o acesso, oferecendo gratuitamente filmes com temáticas socioambientais. Traz conteúdo atualizado e de qualidade do Brasil e de várias partes do mundo, abordando questões ambientais em suas diversas vertentes. Além disso, promove debates focados no desenvolvimento sustentável, estimulando a reflexão sobre temas essenciais e urgentes para o planeta”. Segundou compartilhou Thiago.

A 3ª edição do FICA Garopaba está organizada em cinco mostras. Como por exemplo, Mostra Anticolonial – Frantz Fanon, Mostra Contemporânea, Mostra Infantil. E por fim, mostra Pindorama e Mostra Vozes Veladas, com produções catarinenses.