Destacamos alguns artistas negros que revolucionaram a música brasileira.
Em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, celebramos a rica história e a imensa contribuição da população negra para a cultura brasileira. E a música, sem dúvidas, é uma das áreas em que essa contribuição se faz mais presente. Então, neste dia especial, vamos homenagear alguns dos maiores artistas negros da música brasileira, que com suas vozes e melodias, marcaram a história da nossa nação.
Músicos que transformaram a música brasileira:
Milton Nascimento:
O “Bituca” é um dos maiores compositores e cantores brasileiros. Sua música, que mescla elementos da MPB com a tradição musical mineira, e o movimento cultural dos anos 70, sempre carregou consigo uma profunda reflexão sobre a identidade nacional e a luta por justiça social. O cantor e compositor se aposentou dos palcos mas lançou recentemente o álbum, “Milton + Esperanza”, com a cantora Esperanza Spalding. Sendo assim, a obra reúne músicas do artista, além de covers dos Beatles e Michael Jackson.
Gilberto Gil:
Um dos pilares da Tropicália, Gilberto Gil revolucionou a música brasileira com sua mistura de ritmos e letras engajadas. Suas canções, que abordam temas como a cultura afro-brasileira, a política e a espiritualidade, são um verdadeiro patrimônio cultural. Atualmente Gil anunciou sua turnê, “Tempo Rei”, que vai marcar sua despedida dos palcos com shows em grande parte das capitais brasileiras.
Sandra de Sá:
A mistura do soul, funk, samba e rock marcou a carreira de Sandra de Sá, apelidada pelo amigo, Cazuza de a “Billie Holiday” brasileira. Além da música Sandra é uma das vozes no ativismo social, principalmente nas questões relacionadas a cultura Afro-brasileira. No entanto, uma curiosidade, em 2023 tirou o “de” do nome e voltou a se chamar Sandra Sá.
Cartola:
Um dos maiores compositores de samba de todos os tempos, Cartola retratou a vida do morro e a realidade da população negra com poesia e beleza. Suas canções, como “As Rosas Não Falam” e “Alvorada”, são hinos da cultura brasileira. O músico é um dos fundadores da escola de samba da Mangueira.
Wilson Simonal:
Simonal é considerado o primeiro showmen da música brasileira, pelo seu modo de interagir com o público, presença de palco e apresentações históricas cheias de energia. Sua carreira, ficou marcada por sucessos como “Nem Vem Que Não Tem” e “Sá Marina, “Zazueira”. Um fato polêmico marcou sua vida, quando se envolveu em uma confusão com o contador da sua empresa, através de um contato de pessoas ligadas a ditadura militar. A partir daí passou a ser cancelado em todos os meios culturais. A história de vida de Simonal é contada no filme, “Simonal” de 2018, disponível na Netflix.
Tim Maia:
Conhecido como, O “Síndico” foi um dos maiores nomes do soul music brasileiro. Com sua voz marcante e sua personalidade exuberante, Tim Maia conquistou o público com seus sucessos, como “Azul Da Cor do Mar” e “Gostava Tanto de Você”, “Do Leme ao Pontal” e “Não Quero Dinheiro”. Era famoso por não ir a shows e programas de TV, e por ser bastante exigente com relação aos músicos e engenheiros de som nos bastidores. Além disso, sempre emitia declarações polêmicas com uma pitada de humor ácido sobre os antigos colegas, como por exemplo, Roberto e Erasmo Carlos. Sua vida também está no filme, “Tim Maia”, na Netflix.
Mano Brown:
Um dos maiores nomes do rap nacional, Mano Brown ficou conhecido por suas letras engajadas, que denunciam as desigualdades sociais e raciais do Brasil. E acima de tudo, o rapper é um dos fundadores do Racionais MC’s, um dos grupos de rap mais importantes do país.
Elza Soares:
A “Pérola Negra” é uma das maiores cantoras brasileiras de todos os tempos. Com uma voz potente e uma interpretação única, Elza Soares conquistou o mundo com sua música. Com origem pobre, era uma voz pela a luta da igualdade social e racial, assim como o empoderamento feminino e a espiritualidade. Elza teve um relacionamento conturbado com o jogador Garrincha. Sobretudo, marcado por agressões e traições.