Descubra a origem da lenda por trás do filme ‘O Homem do Saco’
Filme de terror, estreou nos cinemas nesta quinta-feira, 30.
Nesta quinta-feira (30), chega aos cinemas brasileiros o novo terror O Homem do Saco, estrelado por Sam Claflin (de Peaky Blinders) e Antonia Thomas (The Good Doctor: O Bom Doutor). No filme, uma família se vê em um pesadelo quando começa a ser caçada por uma criatura mítica e maligna. Durante séculos, em diversas culturas, pais alertaram seus filhos sobre o lendário Homem do Saco, que rapta crianças inocentes, fazendo-as desaparecer para sempre. Patrick McKee (Claflin) foi uma das vítimas dessa lenda na infância, escapando por pouco e carregando cicatrizes até a vida adulta. Agora, o pesadelo que ele viveu voltou, ameaçando a segurança de sua esposa Karina (Thomas) e seu filho.
A lenda do Homem do Saco
O título faz referência ao famoso conto urbano que existe em várias culturas, especialmente nos países latinos. Assim como o bicho-papão, o Homem do Saco é retratado como uma figura repulsiva que sequestra crianças malcomportadas e as coloca em uma bolsa. Em algumas versões, ele devora suas vítimas, algo que incorporado ao filme. Contudo, no Brasil, a lenda também é conhecida como o Velho do Saco ou Papa-Figo.
A origem da lenda
Embora a história seja popular em vários países, sua origem é incerta. Uma das versões mais aceitas aponta para os Estados Unidos, onde a lenda teria surgido relacionada aos carteiros que, até o início do século 20, transportavam crianças dentro de sacos amarrados aos ombros. Para manter os filhos comportados, os pais avisavam que, se fossem travessos, acabariam levados pelo “Homem do Saco”.
Adaptação para o cinema.
Em O Homem do Saco, a história ganha uma versão diferenciada. Em vez de caçar apenas as crianças malcomportadas, o vilão do filme persegue aquelas que se comportam bem, respeitam os pais e agem corretamente, alimentando-se do medo delas. Além de Claflin e Thomas, o elenco conta com Frankie Corio, Steven Cree, Adelle Leonce, William Hope, Henry Pettigrew e Caréll Vincent Rhoden.
Por fim, dirigido por Colm McCarthy (Endeavour) e com roteiro de John Hulme (Unknown Soldier: Searching for a Father). O filme já está em cartaz nos cinemas do Brasil. Por fim, Não perca! Garanta sua entrada através do ingressos.com
