Defesa civil prevê temporais para Santa Catarina no início da semana.

Compartilhe
PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (13/09)

Na segunda-feira (13), o tempo fica instável em Santa Catarina, principalmente nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul, do Oeste ao Litoral, devido a formação de um sistema de baixa pressão. Durante o dia, os temporais, que podem ser severos, aparecem de forma isolada, mas a partir da noite a chuva vem organizada, com possibilidade de acumulados pontualmente altos em um curto espaço de tempo. A princípio, o risco é moderado a alto para ocorrências associadas a temporais e chuva intensa. Nas demais regiões, há chance de temporais isolados na parte da tarde. As temperaturas máximas se aproximam ou passam dos 30°C em boa parte do estado. Os ventos sopram de norte e com rajadas entre 50 e 70 km/h.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (14/09)

Na terça-feira (14), com a aproximação e passagem de uma frente fria, a chuva atinge todas as áreas do estado de forma organizada e com volumes altos em curto espaço de tempo. Nas áreas mais próximas ao Paraná, também há chance de temporais, com rajadas fortes de vento e eventual queda de granizo. Dessa forma, há risco moderado a alto para ocorrências associadas a temporais e a chuva intensa e volumosa. Acima de tudo, as temperaturas caem significativamente em relação aos dias anteriores, com máximas próximas ou abaixo de 20°C em grande parte das regiões. Os ventos sopram do quadrante norte, virando para sul/sudoeste ao longo do dia, com rajadas de até 60 km/h.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (15/09)

A frente fria segue influenciando o tempo no estado na quarta-feira (15). Os ventos organizados do oceano para o continente mantém a nebulosidade e condições para chuva, especialmente entre o Planalto Norte, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas a volumosa. Nas regiões do Oeste e áreas próximas ao Rio Grande do Sul, a tendência é de enfraquecimento da chuva, com breves aberturas de sol. Por fim, devido a nebulosidade, as temperaturas não variam muito e devem ser baixas durante o dia, com máximas não passando dos 18°C no estado. Sendo assim, os ventos sopram de sul/sudeste.

Fonte: Defesa Civil.

Sandro Abecassis

Publicitário, radialista, pós graduado em educação inclusiva e gestão executiva de projetos.

WhatsApp chat