Defesa civil lança novo sistema de alerta climático.

Compartilhe

Nesta segunda-feira, 14, a Defesa Civil de Santa Catarina coloca em funcionamento a nova plataforma para emissão de alerta climático de curtíssimo prazo.

O alerta conhecido como, Nowcasting, traz previsões com no máximo seis horas antes do evento climático. O Sistema foi feito pela equipe de meteorologistas da Defesa civil, com custo zero.

Embora as cores que informam a severidade do evento sejam as mesmas, contudo estão mais evidentes e precisas.

Ou seja, a cor amarela por exemplo, nível moderado, sendo a cor laranja atenção, e por fim a cor vermelha quando então o risco é muito alto.

“Buscamos aperfeiçoar o monitoramento meteorológico da Defesa Civil tanto com a contratação de uma equipe capacitada de meteorologistas, quanto com a utilização das mais modernas tecnologias”, conforme destaca Chefe da DCSC, João Batista Cordeiro Júnior.

Segundo ele, este é um trabalho de prevenção que prepara a população para o enfrentamento e o impacto de tempestades intensas. “Nosso Estado está localizado em uma região recorrente de eventos extremos e devemos ter uma atenção especial para preservar vidas e reduzir os prejuízos”, finalizou.

Mensagens via SMS.

As mensagens enviadas via SMS, Google ou através da TV e do rádio não sofrem alterações e continuarão recebendo boletins. 

A experiência em Santa Catarina, é inédita no Brasil. A operação será feita através de uma plataforma dinâmica, simples e ágil para todo o estado.

Por fim, além disso, os alertas também serão feitos através das redes sociais e página oficial da Defesa civil. O sistema será 24 horas, com gráficos simples e legendas acessíveis. Lembramos que o contato da Defesa civil permanece com o número 199 para emergências e situações de risco.

Portanto para conhecer sobre a nova ferramenta acesse o site da Defesa civil, inclusive para saber, por exemplo, as condições do clima e do mar

WhatsApp chat