Deep Purple: “Smoke On The Water” ganha videoclipe de animação.

Compartilhe

Após 52 anos do lançamento, “Smoke On The Water” ganha videoclipe oficial. 

O álbum “Machine Head” do Deep Purple, lançado em 1972, que completou 52 anos ganhou uma edição deluxe com remasterizações de gravações, inclusive de registros ao vivo. O responsável pelo feito, Dweezil Zappa, filho de Frank Zappa, que aliás foi fundamental na história da crianção do álbum original, principalmente em “Smoke On The Water”. Afinal, durante o show de Zappa no Cassino de Montreux, na Suíça, ocorreu o incêndio dando origem à letra da música. 

Sendo assim, na última sexta-feira, 1º de março, o Deep Purple disponibilizou a produção do videoclipe oficial de “Smoke On The Water”. Uma animação, mostrando toda a trajetória da banda durante a produção do álbum, Machine Head”, além do surgimento de “Smoke”. 

A animação, dirigida por Dan Gibling & Luke McDonnell e tendo como ilustradores, Luke McDonnell e Valéria Proskurina, mostra a banda sendo perseguida por uma caneta giratória, que segundo o Deep Purple publicou representa a pressão que eles sofriam na época para finalizar o álbum. 

Com um enredo muito bem elaborado, a banda aparece no show do Frank Zappa, quando um rapaz solta o famoso sinalizador e o incêndio começa. A partir daí, eles fogem em uma van, enquanto o fogo os persegue por uma vale.

Deep Purple: ‘Child In Time’, a história da canção que marca a estreia de Ian Gillan

Referências aos álbuns.

Todos os personagens da época estão lá, Frank Zappa, referências aos Rolling Stones, Funky Claude salvando jovens, e uma onda gigante vem apagar o fogo. 

Para quem conhece a obra do Deep Purple, vai perceber mais uma referência, no momento em que van é ejetada para o espaço e se transforma em uma bola de fogo caindo em um vale, em alusão ao álbum, “Fireball”. 

Ainda existem outras referências aos álbuns do Purple, os dragões de “The Battle Rages On”. O estilo do fogo da capa de “Burn”. Agora eu esperava uma referência a capa do disco, “In Rock”, dava para ter colocado a banda esculpida naquele desfiladeiro. 

Outra parte interessante é a chegada do grupo ao hotel vazio de inverno. No final, o Deep Purple está em uma na van e eles ligam a TV onde aparece imagens reais de um show ao vivo do Deep Purple em 1972. A banda criou um site em homenagem aos 50 anos de, “Machine Head”: O Deeppurple50.com

Por fim, confira o videoclipe: