Curta o Parque leva Choro Xadrez para o Parque da Luz no domingo, dia 27 de agosto

No repertório dos musicistas do projeto, grandes clássicos e canções autorais de álbum recém-lançado; na mesma tarde, tem espetáculo de teatro e walking tour com Guia Manezinho, entre outras atrações

O Curta o Parque, evento que acontece desde 2020 no Parque da Luz, terá pela primeira vez roda de choro  na programação, com o projeto Choro Xadrez, já conhecido e queridinho dos amantes do choro e do samba na cidade. Na agenda tem também teatro com a Cia A Vida é uma Arte, exposição do artista Gabriel Tissier e Walking Tour com o Guia Manezinho, além de yoga, slackline e oficinas artísticas.  Tudo gratuito, a partir das 14h.  Em caso de chuva, o evento será transferido. 

Choro Xadrez. Atração Curta o Parque. Divulgação

Na roda do Choro Xadrez, estarão os musicistas Álvaro Fausane – violão 7 cordas,  Fernando Girardi – cavaco, Pedro da Costa – flauta transversal, Adrian di Costa – sax tenor, Carlos Schimidt – trombone, Derek Bellardi – pandeiro e Guilherme Ledoux – bateria. 

O grupo irá  interpretar obras de grandes mestres como Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Chiquinha Gonzaga, de forma descontraída e inclusiva, com aquela boa malandragem que a música brasileira pede. Os arranjos são em sua maioria abertos ao improviso, porém sem perder a “forma”, que é um aspecto muito característico do choro. 

“O samba é sempre bem vindo em nossa roda e em menor medida o forró também. O Xadrez também soma nesse universo musical com composições próprias, que estão no disco autoral Choro Xadrez recém-lançado”, conta Álvaro Fausane, idealizador do projeto. 

A apresentação do Choro Xadrez começa às 16h.

Teatro, exposição de arte e tour pelo parque

A companhia de teatro A Vida é uma Arte apresentará “A Grande Invenção” às 15h10. O espetáculo com Gabriela Leite e Júlio Maestri tem classificação livre e conta a história de uma bactéria do bem, o pequeno João, que vive na terra preta fazendo o que mais gosta: comer cascas de frutas e verduras para transformar em adubo para as plantas. Acontece que de uma hora para outra, as cascas desaparecem. Junto a Dona Dorotéia, a Minhoca e a toda plateia, João vai embarcar numa super aventura para conhecer um universo que jamais pensou conhecer e criar A Grande Invenção. 

A Vida é uma Arte. Atração Curta o Parque. Divulgação

O tradicional tour pelo parque e entorno está na programação desta edição também. Às 15h, Rodrigo Stüpp, o Guia Manezinho, inicia Walking Tour, uma boa pedida para quem quer conhecer a história da área verde situada na cabeceira da ponte Hercílio Luz e coração da cidade.  

No Espaço Cultural Amigos do Parque, casa anexa ao parque, o público poderá visitar a exposição “Entre o rio e o mar há vida no manguezal”, do artista Gabriel Tissier, a primeira exposição selecionada por meio do Edital ECAP/2023, realizado pela Associação dos Amigos do Parque da Luz, Desterro Cultural, Floram, Curta O Parque e Studio de Ideias Produtora Cultural.

Está na programação também, yoga, slackline e oficinas artísticas. 

Apoio cultural

Os apoiadores culturais do evento, que acreditam que a cultura é peça fundamental na vida das pessoas e da sociedade, prepararam ações para esse Curta o Parque. 

A Dimas Construções é uma delas. A construtora, além de assinar o apoio cultural, estará à frente de atividades como a distribuição de brindes, entre eles balões, viseiras, bonés, repelentes e espreguiçadeiras. 

O Curta o Parque é realizado por meio da Lei Municipal de Incentivo a Cultura de Florianópolis, patrocínio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e conta com apoio cultural do Castelmar Hotel e Dimas Construções. Tem apoio da Vinil Filmes. A realização é da Associação dos Amigos do Parque da Luz e da Produtora Cultural Studio de Ideias.

Então, agende:

Curta o Parque

27/08, a partir das 14h

Local: Parque da Luz

Gratuito 

Em caso de chuva, o evento será transferido. 

Atrações

A partir das 14h

Exposição “Entre o Rio e o Mar Há Vida no Manguezal” do artista Gabriel Tissier

Yoga

Slackline

15h Walking Tour com Guia Manezinho

15h10 A Grande Invenção, com a cia A Vida é uma Arte

16h Choro Xadrez

Saiba mais em

https://www.instagram.com/studiodeideiasprodutora/

https://www.instagram.com/curtaoparque/

https://www.instagram.com/parquedaluz.floripa/