Cometa será visível no Brasil a partir do dia 20 de junho.

Compartilhe

O cometa C/2020 F3 (NEOWISE) já está visível no hemisfério norte, e a partir do dia 20 de junho será visto nos estados do norte do Brasil.

O pesquisador da NASA, Joseph Masiero, acredita que o cometa possui um núcleo com 5 km, formado por gelo e rochas do início do Sistema Solar.

Entre a terra e o cometa C/2020 F3, estão cem milhões de quilômetros. Entretanto o seu brilho ocorre quando é iluminado pela luz do sol, quando acontecem a geração de gases e partículas em torno do corpo celeste.

Dessa forma, no dia 22 de julho o cometa estará mais próximo visivelmente do hemisfério sul, logo no Brasil. A partir do 20 de julho, a região norte podera ver o cometa ao amanhecer, assim como a partir do dia 26 de julho será visível em todo Brasil.

Embora seja possível admirar o cometa a olho nu, é necessário estar em lugar com vista para o horizonte, ter o céu claro.Em algumas regiões mais ao sul, o uso de telescópios ou lunetas pode ser necessário pra ver sua passagem.

A partir de agosto o cometa começa a se afastar do sol e não será mais visto passando pela terra durante alguns séculos.

O Observatório da UFSC em Florianópolis, através do laboratório de astronomia, será um dos locais que estará atento a passagem do cometa.

Sandro Abecassis

Publicitário, radialista, pós graduado em educação inclusiva e gestão executiva de projetos.

WhatsApp chat