Cláudio Duarte traz o rock nas telas em exposição no Shopping Itaguaçu

Compartilhe

A mistura da música, caricaturas e quadros trazem a visão do autor sobre a intensidade e a energia do estilo musical

Seguindo a programação de exposições no espaço cultural “Itaguaçu + Arte: Viva a arte do seu jeito”, o mês de julho será marcado por muita cor, intensidade, caricaturas e a energia do rock. Tudo isso porque é a vez do artista Cláudio Duarte expor seu talento com a exposição “As Cores do Rock + Música de Preto”.

Nascido no Rio de Janeiro, o artista vive em Florianópolis há 14 anos e desde 2014 trabalha como freelancer. Começou a publicar na imprensa em 1984, com ilustrações e charges para a Tribuna de Petrópolis (RJ). No entanto, no ano seguinte, a convite de Carlos Heitor Cony, fez parte da equipe de ilustradores da Revista Fatos.

Sendo assim, em 1986, iniciou a carreira profissional no jornal O Globo, onde trabalhou por 28 anos e conquistou o prêmio Esso (2001) e outras sete premiações internacionais pela SND – Society for News Design. Em 2020, venceu o 47º Salão do Humor de Piracicaba na categoria caricatura.

Pode ser um desenho animado de 1 pessoa e texto

As cores do rock.

No Shopping Itaguaçu as exposições escolhidas foram “As Cores do Rock” e “Música de Preto”. As “Cores do Rock” é um trabalho que nasceu de um resgate da linguagem ilustrativa que Cláudio utilizava no jornal. Segundo ele, como curte muito ouvir música, especialmente na hora de desenhar, pensou em uma forma de homenagear alguns dos roqueiros e roqueiras que lhe inspiram ao longo da vida. “O resultado foi uma série de quadros super coloridos e alegres, que traduzem a minha visão sobre a intensidade e a energia do rock.”, destaca.

Publicidade

Já “Música de Preto” traz a paixão pela sonoridade dos artistas negros e uma homenagem à Mãe África. “Aqui também há uma relação com rock, que nasce com os negros”, lembra Cláudio Duarte. Com os traços da caricatura e valorizando o contraste do preto & branco, o autor vai além das características marcantes de cada figura, para desenhar a emoção dos músicos que ouve desde pequeno. O título é inspirado na letra da música “Linha do Equador”, de Djavan, que diz: “Gosto de filha/ música de preto/ gosto tanto dela assim”.

Acima de tudo a exposição é gratuita, aberta ao público e funcionará durante o horário de atendimento do shopping.

Então, confira o serviço

O que: exposição “As Cores do Rock + Música de Preto” de Cláudio Duarte

Quando: de 1 a 30 de julho de 2021

Onde: piso 2, na galeria Itaguaçu+Arte

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h; aos domingos das 12h às 20h.

Entrada gratuita