Florianópolis

Carol Krügel apresenta primeira exposição na Fundação BADESC

Compartilhe

Retratos Fantásticos é o nome da mostra que poderá ser visitada gratuitamente até 15 de abril de 2021

Retratos Fantásticos é o nome da primeira exposição da artista Carol Krügel que poderá ser visitada gratuitamente de 9 de março até 15 de abril de 2021, no site da Fundação Cultural BADESC – www.fundacaoculturalbadesc.com. A artista está no Edital 2020 para expor no Espaço Paulo Gaiad, na categoria Primeira Individual.

No entanto, a visita presencial na Fundação está suspensa até 14 de março de 2021.

Trabalhando principalmente com lápis sobre papel envelhecido, a artista cria retratos de seres fantásticos, quase sempre em um processo analógico, mas incorporando por vezes o digital. Partindo de fotografias antigas de sua família ou encontradas em feiras antigas, Carol pesquisa determinados períodos da história buscando referências visuais de roupas, móveis, costumes, símbolos e tipos de fotografia do período.

E com essas referências, a artista cria fotografias desses personagens nesse mundo antigo inventado, onde se apresentam como precisamente históricas e ao mesmo tempo com algo de irreal. Sendo assim, a mostra apresenta 27 ilustrações a grafite emolduradas e teve a curadoria de Anna Moraes.

Para Carol, a Fundação fomenta a cultura e oportuniza que jovens artistas, assim como ela, possam realizar uma primeira exposição individual em um espaço no Estado.

“No momento que conheci o espaço expositivo da Fundação comecei a sonhar em expor aqui. Isso foi na mesma época que a Anna Moraes estava ministrando dois cursos bem interessantes nesse sentido, um sobre currículo e portfólio para artistas visuais e outro sobre elaboração de dossiê para editais. E foi nesse período que a nossa parceria nasceu e deu origem à exposição Retratos Fantásticos”, diz a artista.

Sobre a artista

Carol Krügel, pós-graduada em Ilustração pela Universidade do Vale do Itajaí (2018), além de bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria/RS (2015). Mora em Florianópolis/SC e trabalha com ilustração, gravura em metal e encadernação e há cinco anos participa do circuito de feiras gráficas locais e nacionais.

Sobre a curadora

Anna Moraes é artista visual, doutoranda em Artes Visuais – PPGAV/UDESC, mestra e bacharela em Artes Visuais pela mesma instituição. Vive em Florianópolis/SC. Pesquisa o desenho contemporâneo em suas práticas artísticas, acadêmicas e de ensino. Atua na gestão e curadoria da galeria do Nacasa coletivo artístico. Acima de tudo, realiza curadorias selecionadas em editais em Santa Catarina desde 2018.

Serviço: Exposição Retratos Fantásticos da artista Carol Krügel

Por fim, a visitação segue de 9 de março até 15 de abril de 2021

Local: www.fundacaoculturalbadesc.com

Informações – Juliano Zanotelli. 

Sandro Abecassis

Publicitário, radialista, músico e apaixonado por rock, literatura e histórias curiosas.