Boi de Mamão ganha nova vida e encanta crianças na Serra Catarinense
Espetáculo “A Viagem Fantástica do Boi” terá 10 apresentações gratuitas em cinco cidades entre 31 de agosto e 4 de setembro.
A Banda de Brincar inicia uma circulação pela Serra Catarinense com o espetáculo musical “A Viagem Fantástica do Boi”, inspirado na tradição do Boi de Mamão.
As apresentações gratuitas acontecem entre 31 de agosto e 4 de setembro nas cidades de Painel, Capão Alto, Lages, Bocaina do Sul e Bom Retiro, levando música, brincadeiras e cultura popular para crianças, estudantes e famílias.
Banda de Brincar aproxima crianças da tradição do Boi de Mamão
O projeto tem como objetivo manter vivas as tradições populares e aproximar o público infantil dos rituais folclóricos presentes no tradicional Boi de Mamão, uma das manifestações culturais mais conhecidas de Santa Catarina.
A circulação contará com 10 apresentações e deve alcançar cerca de 3 mil pessoas, entre estudantes, profissionais da educação e familiares.
Em Lages, o espetáculo terá ainda intérprete de Libras, ampliando a acessibilidade da programação.
Crianças deixam de ser apenas espectadoras e entram no espetáculo
Com 20 cantigas populares e nove brincadeiras de rua, o musical proporciona uma experiência lúdica de aproximadamente 50 minutos.
Durante a apresentação, as crianças podem cantar, brincar e participar diretamente da manipulação dos personagens e bichos do Boi de Mamão.
“Essa é uma tradição que mistura teatro, música e dança, e nossa proposta é trazer as crianças para manipularem os bichos do Boi de Mamão, ao invés de serem somente espectadoras como é de costume.”
A declaração é de Lidiane Cunha, uma das responsáveis pelo projeto.
“Essa vivência as torna responsáveis pela execução de cada personagem e pela magia de dar vida aos bichos, integrando o espetáculo e muitas vezes se descobrindo brincantes da cultura popular.”
Contudo, a proposta transforma o público infantil em parte ativa da apresentação. Afinal, cria uma experiência direta com a cultura popular catarinense.
Então, confira as cidades e horários das apresentações
Painel — 31 de agosto
As apresentações acontecem às 10h e 14h, no Salão Paroquial Pe. Antônio Trivellin.
Capão Alto — 1º de setembro
O espetáculo será apresentado às 10h e 13h30, no Parque Juca Vieira, Centro de Eventos.
Lages — 2 de setembro
As sessões acontecem às 10h e 14h, na APAE de Lages, localizada na Rua Joaçaba, 280.
Bocaina do Sul — 3 de setembro
As apresentações serão realizadas às 10h30 e 13h45, na Escola Básica Municipal Padre Theodoro Bauschulte.
Bom Retiro — 4 de setembro
Encerrando a circulação, o grupo se apresenta às 10h e 14h, no Ginásio Municipal de Esportes Nenzinho.
A programação completa também está disponível no perfil @bandadebrincar.
Grupo tem oito anos de atuação com cultura infantil
A Banda de Brincar tem oito anos de história e é formada por Lidiane Cunha, Gilberto Farias, além de Ricardo Lisboa.
Os integrantes são cantores e atores que desenvolvem trabalhos ligados ao universo infantil em escolas e projetos comunitários.
“Acreditamos que a realização do projeto ‘O Boi Numa Viagem Fantástica’ amplia, diversifica e descentraliza os espaços culturais e ajuda a valorizar esse patrimônio cultural.”
Portanto, para o grupo, o contato das crianças com manifestações tradicionais também contribui para o aprendizado.
“Quando se faz um resgate da cultura popular, o aluno tem um aprendizado simultâneo da história e a valoriza ainda mais.” Conforme contou.
Por fim, o projeto foi viabilizado pela Lei nº 15.503, de 29 de junho de 2011, e reforça a importância de levar cultura popular e tradições catarinenses para diferentes municípios da Serra.