Bill Wyman revelou dificuldades financeiras durante sua passagem pelos Rolling Stones
O ex-baixista atuou na banda desde o ínicio em 1963, saindo em 1993.
Marcel Antonisse (ANEFO), CC0, via Wikimedia Commons
Bill Wyman, ex-baixista fundador dos Rolling Stones, falou à rádio Classic Rock sobre seus quase 30 anos na banda, revelando um contraste financeiro entre os integrantes. Segundo ele, enquanto Mick Jagger e Keith Richards acumulavam riqueza, os outros membros “apenas sobreviviam”.
Wyman, que deixou os Stones em 1993, admitiu que gostaria de ter saído antes. “Toquei em três turnês entre 1989 e 1990, após sete anos de inatividade, e acabei com um saldo negativo de £200 mil no banco, porque simplesmente não estávamos ganhando o suficiente”, desabafou o músico.
E ainda completou, “Mick e Keith eram totalmente ricos, então eles não estavam incomodados, mas eu, Charlie e Ronnie estávamos nos virando. Ronnie começou a fazer arte para sustentar sua família. De qualquer forma, eu só comecei a tocar com eles novamente na esperança de que fosse apenas por alguns anos, porque eu tinha todas essas outras coisas que queria fazer.”
Fugindo dos impostos.
Bill Wyman ainda recordou do período no começo dos anos 70 em que os Stones foram para França com a intenção de fugir dos altos impostos britânicos.
“E então o primeiro-ministro Harold Wilson entra e coloca os impostos em noventa e três por cento, era absurdo. Então, nós saímos. Tivemos que sair porque devíamos tanto dinheiro à Receita Federal que, com noventa e três por cento de impostos, nunca poderíamos ganhar o suficiente para pagar de volta. Então, tivemos que sair, e então fomos acusados de sermos multimilionários, saindo porque não queríamos pagar nossas contas, mas não queríamos.”
Naquele período Allen Klein era o empresário dos Stones. “Não tínhamos dinheiro nenhum”, ele disse. “O empresário dos Stones, Allen Klein tinha todo o dinheiro, e quando você queria alguma coisa, você implorava para ele lhe enviar algum dinheiro. Você está no vermelho com seu banco, então você não estava festejando o tempo todo, você estava se preocupando em como pagar suas contas. Era um pesadelo”. Contou.
Bill disse que o guitarrista Brian Jones tinha mais de 30 mil libras em dívidas quando morreu em 1969. Bill Wyman, compartilhou uma experiência marcante de sua vida financeira. “Quando comprei aquela mansão em Suffolk, eu tinha mil libras no banco. Tive que juntar uma hipoteca e esperar que pudesse continuar ganhando dinheiro suficiente para mantê-la. Era tão ruim assim.”
Bill escritor.
O músico lembra que Jagger e Richards tinham mais riqueza por conta dos royalties das suas canções, e que ele, Charlie, Watts, Brian, e depois Mick Taylor e Ronnie Wood, só ganhavam 10% do valor.
Contudo, Bill Wyman mantém uma relação amigável com Mick E Keith, tanto é que no ano passado chegou a participar do álbum “Hackney Diamonds”, tocando na faixa, “Live by the Sword”. Apesar de tudo, Bill Wyman detém uma fortuna acumulada de U$ 80 milhões de dólares.
Hoje, com 87 anos, Bill Wyman se dedica a escrever, o seu mais recente livro é, “Billy In The Wars”, onde narra a experiência de ter vivido a infância durante a Segunda Guerra Mundial, como por exemplo o terror dos bombardeios, tendo que inclusive ir com a família para abrigos antiaéreos.