“Better Than Us”, a serie da Netflix que explora o lado sombrio da IA.

Compartilhe

Série Russa, “Better Than Us”, expora a utilização da Inteligência Artificial avançada no convívio com o ser humano.

A série “Better Than Us”, produzida pela Netflix, mergulha no universo da IA, quando surgem robôs que interagem com humanos. 

Com 16 episodios, a serie nos convida a refletir sobre os limites da tecnologia e as implicações de sua aplicação na vida cotidiana.

“Better Than Us” é uma produção russa que se passa em um futuro próximo, onde robôs avançados, conhecidos como “Synths”, fazem parte da sociedade como assistentes pessoais e funcionais.

A trama inicia quando um Synth chamada Arisa, ainda em fase de testes, comete um crime no escritório da empresa onde é produzida, matando um funcionário. Arisa foge, e vai parar acidentalmente na vida de uma família. Paralelamente, a organização que criou a Synth inicia uma busca incessante para encontrar a IA avançada. 

Ao mesmo tempo a polícia começa a investigar a morte do funcionário, por suspeitar que não foi por causas naturais como informado. 

Paul McCartney anunciou nova música dos Beatles através de Inteligência Artificial.

Questões profundas

A medida que os personagens desenvolvem relacionamentos com os Synths, a serie traz questões profundas sobre a natureza da humanidade. Principalmente na capacidade das máquinas de experimentar emoções e empatia ou contrário.

Acima de tudo, “Better Than Us” explora o dilema ético de tratar os Synths como meras máquinas ou reconhecer sua individualidade e dignidade.

A série nos faz questionar a dependência cada vez maior em relação à IA e como isso pode afetar a dinâmica social, o emprego e até mesmo a nossa própria noção de humanidade. Ao retratar um futuro plausível, onde a IA está cada vez mais presente, nos incitando a ponderar sobre as implicações éticas assim como morais dessa realidade.

Tanto é que em um dos episódios aparecem organizações que começam a eliminar os Synths.

Por fim, “Better Than Us”, apesar de ser uma produção de 2019, é sobretudo, uma trama atual que vale a pena acompanhar. Portanto, confira o trailer: