“Bamba do jazz’, pernambucano Amaro Freitas volta a Florianópolis e participa do Sexta Jazz AF

Compartilhe

Pianista de Recife é convidado especial na edição de junho do projeto promovido pela Aliança Francesa Florianópolis. Show será no dia 17, às 20h, e terá audiodescrição ao vivo

Da periferia de Recife, Amaro Freitas ganhou o mundo. E também  levou para os quatro cantos um jeito de fazer jazz embebido de ritmos como frevo, maracatu, coco e baião. Não à toa, o pianista já recebeu a alcunha de “gênio do piano” e de “novo bamba do jazz”. Ele é convidado da próxima edição do Sexta Jazz AF, promovido pela Aliança Francesa de Florianópolis. O show será no dia 17 de junho, às 20h, no Piso G3 (estacionamento) do Villa Romana Shopping, na Capital. A entrada é gratuita, vagas limitadas. 

Amaro Freitas Crédito Arquivo pessoal Divulgação

O Sexta Jazz AF – Especial Tiê convida Amaro Freitas apresenta um concerto em trio formado pelo músico e curador do projeto, Tiê Pereira, no contrabaixo, por Amaro Freitas no piano e por Rodrigo Porciuncula na bateria. Juntos, os músicos interpretam algumas músicas do repertório de Amaro Freitas e algumas releituras de peças do universo brasileiro e do jazz que influenciaram e ainda influenciam a trajetória do pernambucano. 

Amaro Freitas Crédito Arquivo pessoal Divulgação

Amaro Freitas começou a tocar aos 12 anos, quando participou de aulas de música oferecidas por uma igreja do bairro onde morava, na capital pernambucana. O único instrumento disponível era o piano — um empurrão do destino. Apaixonou-se pelo jazz depois de ouvir um álbum do pianista estadunidense Chick Corea (1941-2021). Hoje, aos 30 anos, é considerado um dos pianistas de jazz da nova geração mais respeitados no Brasil e no mundo.  

Espetáculo com audiodescrição

O espetáculo terá recurso de audiodescrição ao vivo para pessoas com deficiência visual. Ao todo, existem 20 receptores que podem ser emprestados com a equipe do evento. Para quem curte cerveja artesanal, haverá venda de chope no local. Não pode entrar com bebidas.

Promovido pela Aliança Francesa Florianópolis desde 2014, o Sexta Jazz AF se consolidou como um dos mais importantes projetos gratuitos de música instrumental da Capital. Até o final de 2022, estão previstas dez edições, sempre nas sextas-feiras, às 20h. A cada edição, os curadores convidam músicos importantes da cena musical de Santa Catarina e do Sul do país para concertos que homenageiam ícones do jazz mundial. 

Jazz solidário

Em junho, O Sexta Jazz AF será, mais uma vez, ponto de arrecadação de comida, roupas e brinquedos que serão doados às famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas pelo Conselho Comunitário do Córrego Grande (CCCG). Sendo assim, para ajudar, basta levar alimentos não perecíveis, agasalhos e brinquedos novos ou usados em bom estado no dia do evento. 

O Sexta Jazz AF de junho é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura com patrocínios da ENGIE e Da Magrinha. Patrocínio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis. Apoio cultural do Villa Romana Shopping. Produção da Marte Cultural. Realização da Aliança Francesa de Florianópolis, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. 

Então, agende:

Sexta Jazz AF apresenta: Especial Tiê Pereira convida Amaro Freitas

Quando: sexta, 17/6, 20h
Onde: Piso G3 do Villa Romana Shopping (Av. Me. Benvenuta, 687 – Santa Mônica, Florianópolis)
Quanto: gratuito.  Sujeito à lotação do espaço
Mais informações: www.affloripa.com.br

Classificação: Indicado para maiores de 6 anos

WhatsApp chat