As Torres de Itá, um lugar para conhecer em Santa Catarina.

Torres, termas e vinhos.

Distante cerca de 510 km de Florianópolis, no oeste catarinense, está o município de Itá, às margens do Rio Uruguai. Com 6.427 habitantes, (IBGE/2010),  a cidade tem como vizinhas Chapecó, Concórdia, assim como Seara. 

Itá é uma das poucas cidades que mudou de lugar. A história aconteceu em 1978, quando teve que ser submersa para dar lugar a um lago de uma hidrelétrica. Foi então que os moradores, mesmo com resistência mudaram para a nova Itá, e tudo na antiga cidade foi submerso, inclusive parte da Igreja de São Pedro. 

No entanto, as torres e a cúpula da igreja não foram submersas. Moradores antigos contam que houveram inúmeras tentativas para derrubar toda estrutura, mas foi em vão. Existe também a lenda que um antigo padre, antes de ir embora, previu a inundação da cidade.

As torres tem 15 metros de altura, e no fundo do lago estão os 10 metros restantes da igreja, A estrutura se tornou um ponto turístico local, onde foi construída uma ilha em volta, sendo que diversos passeios de barco visitam o lago contando a história e lendas da cidade. No lago também é possível remar de caiaque e stand up paddle. As torres tem uma iluminação noturna, o que deixa a estrutura mais bela, refletindo a luz no lago artificial. 

Atrações de Itá.

O município também tem um forte turismo voltado para águas termais, com resorts e pousadas. Além do mais, outras atrações para os mais aventureiros, são as trilhas, pratica de arvorismo, tirolesa, e a visita ao Mirante do Caracol, que permite ao visitante ter uma vista total de todo o lago e de parte da cidade. 

Para os amantes de bebidas fermentadas, anualmente no período de julho, acontece a festa do vinho, que é promovida pelo Grupo Stella di Pietra junto com a comunidade. Na ocasião, produtores locais expõem e vendem seus produtos, como vinhos e comidas típicas italianas e locais. Além disso, há muita música e atrações diversas. No município também existe o comércio e produção de cachaça, rapadura e marmelada.

No entanto, este ano, em razão da pandemia do novo coronavírus, visitantes devem aguardar para ver se o evento será realizado. Dessa forma, fique atento no site da prefeitura de Itá para saber sobre os acontecimentos na cidade. 

Fotos: Divulgação facebook da Prefeitura de Itá.