Altamont: o Festival Caótico dos Rolling Stones que Virou Pesadelo

Compartilhe

O caótico Festival de Altamont em 1969, organizado pelos Stones, Grateful Dead e Jefferson Airplane, fecha o ciclo utópico do movimento hippie paz e amor.

Por Sandro Abecassis

O segundo semestre do ano de 1969 definitivamente não foi um dos melhores para Os Rolling Stones. No dia 3 de julho, pouco tempo após ser demitido da banda, o guitarrista Brian Jones é encontrado morto no fundo da piscina da sua casa.

Uma morte controversa, ou assassinato, cometido pelo empreiteiro que trabalhava na obra da casa, ou acidental. Uma coisa é certa a autopsia revelou álcool e drogas no sangue.  

O substituto de Brian, foi Mick Taylor que dias depois já estava no palco com os Stones em um show no Hyde Park, em Londres, para cerca de 300 mil pessoas.

Um “Woodstock” particular que deu errado.

Em agosto de 1969 o Festival de Woodstock foi o grande acontecimento, reunindo nomes como Jimi Hendrix, Carlos Santana, Joe Cocker, The Who, Joan Baez e tantos outros. O evento representaria o embrião para grandes festivais a partir dali. 

No entanto, em dezembro de 1969, Os Rolling Stones junto com o Grateful Dead, Jefferson Airplane e Crosby, Stills, Nash & Young  resolveram fazer um evento de graça, em 6 de dezembro, que ficou conhecido como, o Festival de Altamont na Califórnia.

Mick e Keith visivelmente assustados.

Altamont tinha tudo para dar errado desde o começo. Em primeiro lugar, o Festival começou a ser organizado a poucas semanas de acontecer e a decisão do autodromo de Altamont foi escolhida apenas dias antes dos shows. Outro problema, a região era toda em desnível com pequenas colinas ao redor. 

Não havia estacionamento, veículos foram furtados e roubados, o palco tinha altura de no máximo 1 metro, ou seja, qualquer um podia invadir, haviam poucas tendas médicas e as disponíveis eram da cruz vermelha.

E o pior de tudo a decisão de contratar um gangue barra pesada de motoqueiros do Hell´s Angeles para fazer a segurança, recomendação do Grateful Dead.

O pagamento exigido pelos Hell´s, cerveja liberada, não tinha como dar certo. 

Verão de 63: o dia em que fãs registraram os Beatles à beira da piscina e andando de kart.

O começo do caos.

O festival começou com o show de Carlos Santana, para 300 mil pessoas. A apresentação rolou normalmente, mas já dava sinais de algo daria errado, afinal, os Hell´s agrediam com tacos de sinuca e correntes quem tentasse se aproximar do palco. 

Contudo, com os shows avançando as brigas ficavam mais constantes. Registros indicam que alguém derrubou uma das motos do grupo, sendo imediatamente violentamente agredido pelos “Angels”.

O guitarrista da banda Jefferson Airplane, Marty Balin, pulou do palco durante a apresentação para tentar interferir, mas levou um soco e acabou nocauteado. Já o guitarrista Stephen Stills teve a perna esfaqueada.

Era um verdadeiro clima de guerra, com garrafas sendo jogadas e atingindo pessoas. Com isso o Grateful Dead, que havia organizado o festival desistiu de tocar no evento e saiu fora. 

A vez dos Stones.

Altamont: o Festival Caótico dos Rolling Stones que Virou Pesadelo

Quando a noite chegou os Stones subiram no palco, já com um público enfurecido, e os Hell´s Angels cada vez mais agressivos. Era visível a tensão da banda, Mick Jagger chegou a parar o show algumas vezes e Keith Richards não se concentrava nos solos.

E o fato fatídico, um jovem negro de um movimento hippie, chamado Meredith Hunter se envolveu em briga com os Hell´s.

Altamont: o Festival Caótico dos Rolling Stones que Virou Pesadelo
Meredith Hunter

Existem duas versões, uma que ele tentou invadir o palco armado para atacar Jagger, e outra versão da namorada do rapaz, Pattie, que ele foi atacado pelos seguranças por tentar chegar mais perto do palco, quando começou a ser agredido.

Para se defender, ele sacou um revolver do casaco, mas acabou sendo morto a facadas pelo motoqueiro Alan Passaro. 

Tudo está filmado, e presente no documentário, “Gimme Shelter”, produzido em 1970. Veja o momento:

Os Stones pararam por um momento mas continuaram o show, eles alegaram que não perceberam o assassinato. Mick Jagger viu o vídeo depois, acredito que devem ter ficado com medo de parar tudo por ali e ocorrerem mais confusões, sendo que ele mesmo chegou a ser vítima de empurrões na chegada.

Alan chegou a ir para a prisão, mas acabou sendo solto por legítima defesa.

Mais três mortes

Além da morte de Meredith, Altamont registrou ainda mais três óbitos. Duas pessoas morreram em um acidente de carro indo para o festival e um outra morreu por afogamento em uma vala de irrigação da área.

Por fim, o Festival de Altamont, em 1969, marcou o fim da utopia de paz e amor do movimento hippie. Com a chegada da nova década, surgia o nascente heavy metal, hard rock e rock progressivo, que, na segunda metade dos anos 70, se depararia com a revolução do Punk Rock.

Veja o trailer do filme “Gimmer Shelter”, que conta os fatos de Altamont: