A história da famosa rua Felipe Schimdt no centro de Florianópolis.

Compartilhe

Milhares de pessoas passam pelo calçadão da Rua Felipe Schimdt todos os dias. Mas afinal, quem foi a personalidade que dá o nome da principal rua de comércio da capital?

Nascido em Lages, em 1860, Felipe Schmidt foi um militar, engenheiro, possuía o título a Ordem da Rosa, no grau de cavaleiro. Se elegeu deputado e exerceu duas vezes o mandato como governador do Estado. De 1898 a 1902, tendo como antecessor Hercílio Luz e também de 1914 a 1918. Além disso, era primo de Lauro Müller

Como governador resolveu a histórica questão dos limites entre o Paraná e Santa Catarina que vinham sendo alvo de contestação desde 1853, assinando o acordo em 20 de outubro de 1916, após a guerra do contestado.

Suas principais obras foram a criação da rede de esgoto de Florianópolis, o incentivo de escolas públicas de ensino médio e agrícola, a ligação viária entre regiões do Estado catarinense, Itajaí-Curitibanos, Florianópolis-Lages, bem como, Tubarão-São Joaquim.

Homenagens

Voltamos ao calçadão da rua Felipe Schmidt, principal área de comércio tradicional da capital, batizada com o nome do político nos 20, a via já foi chamada a princípio de rua dos Moinhos de ventos, e depois rua do Senado e da República.

Bares, lojas, arquitetura preservada, compõem a agitação do centro, que em outros períodos serviu para encontro para manifestações políticas. Como por exemplo os protestos da população quando da visita do Presidente Figueiredo nos anos 80.

Foto: Cristiano Andujar.

O bar Ponto Chic, ou senadinho, na Esquina democrática, com a rua Trajano é o principal ponto de encontro para conversas sobre política e fofocas. Tanto que no piso petit pavê tem a a sigla, “SPQF – Senado Para Qualquer Fofoca”.

Por fim, a rua Felipe Schmidt vai da Beira-mar norte passando pelo Parque da Luz, até a rua Alvaro de Carvalho, na praça XV de novembro. Recentemente a lateral do Hotel Zip recebeu o painel, “Natureza do Desterro”, do artista Rodrigo Rizo, através do Street Art Tour. Acima de tudo, a obra retrata a fauna e flora de Santa Catarina, inaugurada em Julho de 2020. 

Painel “Natureza do Desterro”. Street art tour

Sandro Abecassis

Publicitário, radialista, pós graduado em educação inclusiva e gestão executiva de projetos.

WhatsApp chat