Tony Iommi, do Black Sabbath, escapou de ataque a faca nos anos 70
A crescente tensão no início dos anos 70 colocou astros do rock na mira de ameaças de morte.
Carl Lender, CC BY 2.0
O fatídico show de Altamont, promovido pelos Rolling Stones em dezembro de 1969, ficou marcado por um episódio trágico: os Hells Angels, que faziam a segurança do evento, assassinaram Meredith Hunter, um jovem da plateia. Após o incidente, coincidência ou não, várias estrelas do rock começaram a receber ameaças de morte, incluindo Mick Jagger. O vocalista dos Stones quase teve sua casa invadida por membros dos Hells Angels, que tentavam se vingar da condenação de um dos integrantes do grupo.
Outros astros também viveram momentos tensos, como David Byron, vocalista do Uriah Heep, e Jimmy Page, do Led Zeppelin. O estilo de vida caótico, regado a festas e drogas, pode ter contribuído para esse cenário perigoso. Além disso, as letras das músicas, muitas vezes mal interpretadas, também atraíam fanáticos. Um exemplo disso aconteceu com Tony Iommi, guitarrista do Black Sabbath, que enfrentou ameaças em 1972.
O Black Sabbath tinha um show marcado no lendário Hollywood Bowl, em Los Angeles. No entanto, ao chegar ao local, a banda se deparou com uma cena assustadora: uma imensa cruz pintada com sangue fresco na porta do camarim.
Tony Iommi ficou furioso com a situação e subiu ao palco visivelmente irritado, chegando a chutar equipamentos. O clima ficou ainda mais tenso quando ele avistou um homem vestido de preto próximo ao palco, segurando um facão e aparentemente pronto para atacá-lo. O guitarrista relatou o episódio em sua biografia, Iron Man: “Ele estava prestes a me apunhalar. Mas por sorte, os rodies o atacaram. Quer dizer, eu fiquei chateado com aquilo, mas acho que naquela época, usávamos tantas drogas que as coisas só poderiam dar nisto”. E concluiu: “Há uma minoria de lunáticos”.
Último show.
Agora, o Black Sabbath se prepara para uma apresentação especial no dia 5 de julho, no Villa Park, em Birmingham, marcando a despedida de Ozzy Osbourne dos palcos. O evento contará com participações de grandes nomes do rock e metal. Como por exemplo, Metallica, Anthrax, Slayer, Slash e Billy Corgan. No entanto, devido a problemas de saúde, Ozzy já adiantou que sua participação será limitada a alguns momentos do show.