Paul McCartney alertou John Lennon sobre plágio em “Come Together”
John Lennon se inspirou em uma música de Chuck Berry para criar um clássico dos Beatles.
A faixa de abertura do álbum Abbey Road dos Beatles, Come Together, foi gravada em julho de 1969. Paul McCartney lembra com clareza o momento em que John Lennon apresentou a música para ele.
“Quando ele trouxe pela primeira vez, era uma musiquinha bem animada, e eu lhe disse que parecia bastante com ‘You Can’t Catch Me’, de Chuck Berry. John reconheceu que parecia mesmo, e eu disse, bom, faça qualquer coisa para mudar isso. Sugeri que tentássemos desacelerar o ritmo, e foi o que fizemos. Fiz aquela linha de baixo que é o que mais cria clima na música. Aliás, é um baixo que hoje, de um jeito ou de outro, usam muito nos discos de rap. Foi minha contribuição para ‘Come Together’.” Veja:
Processo por direitos autorais.
No entanto, a violação de direitos autorais não passou despercebida. Morris Levy, proprietário dos direitos de You Can’t Catch Me, processou John Lennon no início dos anos 1970. O processo levou anos e acabou resolvido com um acordo que determinou que Lennon gravaria o álbum Rock ‘n’ Roll, lançado exclusivamente pela gravadora de Levy, a Adam VIII Ltda em 1975. Além disso, John Lennon gravou uma versão de You Can’t Catch Me para o álbum Rock ‘n’ Roll, como parte do acordo.
John havia copiado o riff de guitarra e a frase “Here comes old flat-top”, que ele afirmou ser uma homenagem a Chuck Berry. Compare as duas:
Outro fato curioso, revelado por Paul McCartney na biografia Many Years From Now, de Barry Miles, é que McCartney gostaria de ter dividido os vocais da faixa com Lennon. “Em ‘Come Together’ eu gostaria de ter sido a segunda voz para John, e acho que ele teria gostado disso, mas eu estava acanhado demais para pedir, e não consigo dar o melhor de mim nestas situações.”
Lennon compôs Come Together originalmente como um jingle para a campanha de Timothy Leary, que concorria ao governo da Califórnia. Quando Leary decidiu não usar a música. Então, John acrescentou frases soltas e a apresentou para a gravação de Abbey Road.