Iron Maiden: quem é Simon Dawson substituto de Nicko McBrain?
Simon Dawson vai ocupar o lugar de Nicko McBrain que ficou a frente do Iron por 42 anos.
O Iron Maiden anunciou no último domingo (8) que o baterista Simon Dawson será o substituto de Nicko McBrain, que fez sua última apresentação com a banda no sábado (7), em São Paulo. A informação foi divulgada pelo perfil oficial do grupo no Instagram, que confirmou que Dawson começará a se apresentar com a banda em 2025.
Natural de Suffolk, na Inglaterra, Simon Dawson já é conhecido por muitos fãs do Iron Maiden, principalmente por seu trabalho com o British Lion, banda paralela de Steve Harris, baixista da banda. A parceria entre Dawson e Harris começou em 2012, quando o baterista participou do primeiro álbum do British Lion, além de ter tocado em todas as faixas do segundo álbum, The Burning.
Dawson também acompanhou Harris em diversas turnês internacionais, incluindo apresentações nos Estados Unidos, Reino Unido, Europa, Japão, Nova Zelândia, México e América do Sul. Além do mais o músico também tocou na banda The Outfield que foi sensação nos anos 80 e 90. Veja o baterista em ação no clássico “Your Love”. Simon ficou na banda de 1989 a 1991.
O anúncio também destacou que o Iron Maiden se prepara para celebrar seu 50º aniversário em 2025, com a turnê The Run For Your Lives, que terá início em Budapeste no dia 27 de maio. Muito consideram que está será a turnê de despedida da banda.
Os motivos da saída de Nicko McBrain.

Nicko McBrain, esteve à frente da bateria do Iron Maiden por 42 anos, e anunciou sua saída da banda após o show em São Paulo. Em uma declaração publicada nas redes sociais, McBrain expressou sua decisão de se afastar das turnês extensas. “Depois de muita consideração, é com tristeza e alegria que anuncio minha decisão de dar um passo atrás na rotina do estilo de vida de turnês extensas. Hoje, sábado, 7 de dezembro, em São Paulo, será meu último show com o Iron Maiden. Desejo muito sucesso para a banda no futuro”. Conforme escreveu o baterista.
LEIA TAMBÉM: Viúva de George Harrison rejeita estátua em homenagem ao Beatle.
Contudo, já era de conhecimento dos fãs do Iron Maiden que este momento iria chegar. Afinal, a saúde de Nicko passou por alguns problemas nos últimos anos. Como por exemplo, um AVC sofrido em 2023, e problemas nas articulações. Inclusive durante os shows da banda, McBrain estava tocando mais reto, evitando as viradas e movimentos de outros tempos.
Por fim, um detalhe é evidente, conforme declarou Bruce Dickinson no palco do show em São Paulo, o baterista se aposenta das apresentações ao vivo e turnê. Isto significa que o músico ainda está no Iron Maiden, e deve participar de eventos e possíveis gravações de estúdio da banda. E acima de tudo dedicando-se aos seus projetos paralelos. Tanto na música quanto a projetos religiosos, o baterista é católico fervoroso na comunidade onde mora na Flórida.