1966: John Lennon adota os óculos Redondo e corta o cabelo para atuar em um filme.

Após o fim das turnês em 1966, Os Beatles passaram cerca de 6 meses realizando projetos paralelos. Em um deles, John Lennon gravou um filme e passou a usar os famosos óculos redondos.

Por Sandro Abecassis

Os Beatles entraram em umas férias de si mesmos a partir do fim das turnês, que teve seu último show em 29 de agosto de 1966 no Candlestick Park, em São Francisco, nos Estados Unidos.

A partir dali cada um seguiu seu rumo em projetos paralelos. Paul se uniu a George Martin na produção da trilha sonora do filme “The Family Way”. George Harrison tirou férias com Pattie Boyd no oriente, visitando Ravi Shankar e o Tah Mahal na Índia. E Ringo ficou curtindo sua mansão em Londres.

John, foi convidado por Richard Lester para atuar no filme, “How I Won The War”e partiu para Osterheide, na Alemanha onde começavam as gravações.

Contudo, para desempenhar o papel do soldado Gripweed, John teve que se livrar do corte beatle e cortar o cabelo.

E tal fato aconteceu quase como uma cerimônia, em 6 de setembro, às sete e meia da manhã em uma área do hotel Onkel Nickel na pequena cidade alemã.

O barbeiro, Klaus Baruch, de 28 anos, fez o serviço supervisionado por Dick Lester, que inclusive registrou a cena. 

Os óculos do John…

Outra curiosidade, a partir desta data John Lennon passa a usar os famosos óculos redondos, que se tornariam uma das suas marcas registradas.

“John tentou usar lentes de contato em público, mas não foi tão fácil. As lentes de contato naquela época eram grossas e desconfortáveis. John gostou dos óculos redondos e se acostumou com eles, mas decidiu não usar mais lentes. uma imagem reconhecível apareceu.” Conforme conta Cynthia Lennon no seu livro, John Lennon Por Trás Da Fama E Da Vida”

Sobre o filme.

“How I Won The War”, foi gravado durante todo o outono de 1966, com locações na Alemanha e Espanha. O enredo, uma comédia britânica parodiando filmes de guerra, cujo objetivo da tropa britânica era construir um campo de criquete atrás das linhas inimigas. 

Durante a estadia em Almería, na Espanha, John compôs “Strawberry Fields Forever”. Então, anos mais tarde a vila onde Lennon morou prestou uma homenagem a ele inaugurando uma estátua do músico no local. 

Por fim, em um dos roteiros de rotina das gravações consta uma assinatura de Lennon. No documento existe principalmente que horas eles deveriam sair do hotel para as gravações.