14ª Festival de Teatro de Animação começa neste sábado em Floripa.

De 4 a 19 de novembro, o FITA apresentará 12 espetáculos, para adultos e crianças, todos com entrada gratuita; domingo e segunda tem Pluft, o fantasminha 

Começa neste sábado a 14ª edição do Festival Internacional de Teatro de Animação (FITA) em Santa Catarina, um evento cultural que promete encantar adultos e crianças com 12 espetáculos gratuitos. O FITA acontece de 4 a 19 de novembro em três regiões do estado: Grande Florianópolis, Sul e Meio-oeste, levando teatro de animação nacional e internacional para diversos públicos.

O festival teve sua abertura às 20h com o espetáculo “Viejos”, da companhia argentina Sérgio Mercúrio, no Teatro Governador Pedro Ivo, em Florianópolis. A peça, que apresenta a história de oito personagens idosos com diferentes formas de manipulação, encantou a plateia com sua diversidade e criatividade. Além disso, o espetáculo contou com tradução em Libras, tornando-o acessível a todos os públicos.

Viejos-2023-©-Renato-Mangolin

Outro destaque do FITA é o espetáculo “Pluft, o Fantasminha”, da Cia PeQuod (RJ), que estreou em Santa Catarina neste domingo, dia 5, no Centro de Cultura de Eventos da UFSC. Inspirada pela estética dos animes e mangás, a companhia recriou o clássico de Maria Clara Machado com bonecos, unindo artesanato e tecnologia de forma surpreendente. A montagem, que conquistou prêmios importantes, conta a história do fantasminha Pluft, que enfrenta seus medos para ajudar a corajosa Maribel, sequestrada pelo temido pirata Cara de Mau.

PLUFT-2023-©-Renato-Mangolin

O FITA vai até 19 de novembro e conta com uma programação diversificada em diversos espaços da cidade, como o Centro de Cultura de Eventos da UFSC, Teatro Carmen Fossari (UFSC), Caixa Preta (UFSC), Praça Nossa Senhora de Fátima – Estreito, Largo da Alfândega e Boulevard 14/32 do Floripa Airport. Além dos espetáculos já mencionados, o festival apresentará outras produções incríveis, como “Fábulas”, da Cia. Mevitevendo (São Paulo/SP); “Camarim”, do Ateliê Lu Antunes (Jaraguá do Sul/SC); “Habite-me”, de Carolina Garcia Marques e Paulo Balardim (Bélgica/Canadá/Brasil); “Theatro Misterioso”, da Cia. Mevitevendo (São Paulo/SP); “Habitada”, com Juliana Notari (São Paulo/SP); “Baús do Tesouro”, da Cia. Avenida Lamparina (Jaraguá do Sul/SC); “A Galeria”, com Roberto Gorgatti (Florianópolis/SC); e “As aventuras do fusca à vela”, do Ueba Produtos Notáveis (Caxias do Sul/RS).

Para o coordenador do FITA, Zélia Sabino, o festival representa uma oportunidade única para a comunidade acessar a arte e a cultura de forma gratuita. “O FITA volta com força total em sua 14ª edição, com espetáculos de inquestionável qualidade, democratizando o acesso à arte e à cultura para todos, inclusive para os professores e seus alunos, que podem agendar a ida de turmas ao teatro”, afirma Sabino.

Os ingressos para os espetáculos “Viejos”, “Pluft, o Fantasminha” e “Habite-me” podem ser acessados através do Sympla, com download gratuito do ingresso. Para as demais peças de teatro, a retirada dos ingressos será presencial, uma hora antes de cada apresentação. Além dos espetáculos, o FITA oferecerá também a vivência em teatro de animação “Mãos à Meia!”, com a Cia. Peregrina / Cia. Lótus, em duas tardes de programação especial no Boulevard 14/32.

Por fim, para mais informações sobre a programação completa e retirada de ingressos estão disponíveis no site oficial do FITA: www.fitafloripa.com.br.

O FITA 2023 promete emocionar e encantar o público catarinense com espetáculos de alta qualidade, reforçando o compromisso do festival em proporcionar acesso à cultura e à arte para todos.

Então, agende para este fim de semana:

Sábado, abertura do 14ª FITA

4 de novembro, 20h

Espetáculos Viejos, da cia argentina Sérgio Mercúrio

Teatro Governador Pedro Ivo, Florianópolis. 

Gratuito. Ingressos esgotados pelo Sympla

Lote de ingressos será distribuído uma hora do espetáculo, presencialmente. Saiba mais em www.fitafloripa.com.br

Domingo

Pluft, o Fantasminha, da Cia PeQuod (RJ)

Domingo, dia 5, às 17h

Segunda, dia 6, às 10h e 15h

Centro de Cultura de Eventos – UFSC

Gratuito

Ingressos gratuitos e ainda disponíveis podem ser retirados no Sympla. Acesse no www.fitafloripa.com.br