Yorubá e as Outras Canções: recital gratuito celebra a herança afro-brasileira em Florianópolis e Imbituba

O recital de canto e piano “Yorubá e as Outras Canções”, com o tenor Afonso Portela e o pianista Alexandre Dietrich, será apresentado em duas datas na capital catarinense: no Hall do Centro Integrado de Cultura (CIC), no dia 28 de outubro, às 19h30, e na Igrejinha da UFSC, no dia 29 de outubro, às 20h. A entrada é gratuita, com acesso liberado por ordem de chegada até a lotação dos espaços.

O projeto faz parte de uma série de quatro recitais, que têm início em Imbituba e seguem para espaços culturais de Florianópolis, promovendo a democratização do acesso à música erudita.

Inspirado nas matrizes culturais e musicais africanas e brasileiras, o recital destaca composições que exploram ritmos, melodias e harmonias influenciadas pelo idioma e pela tradição yorubá. Sobretudo, as canções revelam um diálogo vivo com a herança afro-brasileira, presente nas raízes da música popular e de concerto do país.

Portanto, o evento integra o Edital PNAB – Política Nacional Aldir Blanc, realizado pelo Governo Federal e pelo Governo de Santa Catarina, dentro do Circuito Catarinense de Cultura 2024.

Então, agende:

Yorubá e as Outras Canções – Recital de Canto e Piano
Quando: Terça, 28 de outubro de 2025, às 19h30
Onde: Hall do Centro Integrado de Cultura (CIC) – Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica
Quanto: Entrada gratuita, por ordem de chegada
Classificação: Livre

Yorubá e as Outras Canções – Recital de Canto e Piano
Quando: Quarta, 29 de outubro de 2025, às 20h
Onde: Igrejinha da UFSC – Rua Desembargador Vítor Lima, 117, Trindade
Quanto: Entrada gratuita, por ordem de chegada
Classificação: Livre

Sobre os artistas

Yorubá e as Outras Canções: recital gratuito celebra a herança afro-brasileira em Florianópolis e Imbituba
Alexandre Dietrich

Alexandre Dietrich é pianista com carreira reconhecida no Brasil e no exterior. Doutor e Mestre em Música pela UDESC, já se apresentou em cidades como Paris, Lisboa, Milão, Madri e Bruxelas, além de turnês nos Estados Unidos e na Costa Rica. Atua como solista da Orquestra de Câmara de Blumenau desde 2023, com participações em recitais, concertos e parcerias com maestros de destaque nacional.

Afonso Portela

Afonso Portela é tenor, maestro e pesquisador, também Mestre e Doutorando em Música pela UDESC. Sua trajetória transita entre o repertório popular e o erudito, com apresentações no Brasil, Peru e Uruguai. Foi fundador da Camerata Filarmônica do Acre e de outras formações musicais que fortaleceram a cena cultural do estado.

Por fim, na pesquisa acadêmica, dedica-se ao estudo da fala do caboclo amazônico e sua influência na interpretação de canções regionais, Afinal, apresentou o tema em congresso internacional do CESEM, em Portugal.