Vanessa da Mata lança versão deluxe de “Todas Elas” com homenagem a Gal Costa

Álbum “Todas Elas” traz participações com outros artistas nacionais.

A cantora e compositora Vanessa da Mata lança nesta sexta-feira, 27 de junho, a aguardada versão deluxe do álbum “Todas Elas”. Entre as novidades do relançamento, está uma releitura especial do clássico “Nada Mais”, eternizado por Gal Costa em 1984, no disco Profana.

Vanessa da Mata lança versão deluxe de "Todas Elas" com homenagem a Gal Costa

A faixa “Nada Mais” é a versão em português de Lately, de Stevie Wonder, lançada originalmente em 1980. A adaptação brasileira ficou a cargo do compositor Ronaldo Bastos. Recentemente, a canção voltou aos palcos na turnê As várias pontas de uma estrela, de Gal Costa, em 2021. Agora, ganha nova vida na voz da mato-grossense Vanessa da Mata, que escolheu a música como uma homenagem à diva da MPB.

O álbum “Todas Elas”

Lançado originalmente em 12 de maio, o disco Todas Elas reúne onze faixas autorais que exploram diferentes nuances do feminino. “Esse álbum poderia contar a história de várias mulheres. São várias mulheres dentro dele: mulheres que compõem a minha pessoa, as minhas facetas, os meus momentos, os momentos de grandes e boas ilusões e algumas desilusões”. Segundo afirma Vanessa.

Entre os destaques do disco estão as colaborações com nomes de peso da cena contemporânea:

  • João Gomes, em “Demorou”

  • Robert Glasper, no tema instrumental “Um Passeio com Robert Glasper pelo Brasil”

  • Jota.pê, em “Troco Tudo”

Então, sobre as parcerias, Vanessa celebra os encontros criativos:

“O João é um amigo querido, admiro muito a voz gravíssima dele, que combina perfeitamente com a minha nesse reggae.”

“Com o Jota.pê, fizemos a música muito rápido. A melodia chegou e fluiu de forma linda. A letra foi feita a quatro mãos.”

“Robert Glasper é um dos músicos mais notáveis dos últimos tempos. Fiz contato com ele após um show em São Paulo. Ele gostou do meu material e logo surgiram ideias que resultaram na nossa parceria.”

Produção musical e arranjos

Assim como no álbum anterior, Vanessa assina a produção musical do projeto. Os arranjos contaram com participação de músicos como por exemplo, Marcelo Costa (bateria), Maurício Pacheco (violão e guitarra) e Rafael Rocha (trombone). O trabalho foi gravado e mixado no estúdio Visom Digital, no Rio de Janeiro.

LEIA TAMBÉM: Cazuza será homenageado e Prêmio da Música Brasileira 2026

Uma homenagem à altura de Gal Costa

Vanessa explica a escolha de “Nada Mais” para o relançamento de Todas Elas:
“Gal Costa sempre foi uma referência pra mim: uma das vozes mais lindas do mundo, com atitude e coragem. Homenageá-la é valorizar a tradição de qualidade da música brasileira, algo que nos dá reconhecimento mundial. Isso precisa ser recuperado, relembrado e transmitido entre gerações.” Conforme contou. Inclusive, a cantora cantou a canção nos bastidores do Altas Horas em 2023.

Portanto, com essa versão deluxe, Vanessa da Mata celebra a força feminina na música brasileira e reforça seu lugar como uma das vozes mais relevantes da atualidade. Por fim, o relançamento de Todas Elas reafirma seu compromisso com a arte autoral, as conexões musicais e a memória afetiva de ícones como Gal.