Sharon Osbourne barra lançamento de demos raras do Black Sabbath
Faixas são do período que a banda ainda se chamava Earth.
As compilações das demo tapes do Black Sabbath gravadas em 1969 — e preparadas para lançamento pelo empresário Jim Simpson sob o título “Earth: The Legendary Lost Tapes” — acabaram barradas por Sharon Osbourne, viúva de Ozzy Osbourne.
Anunciado para junho de 2025, o álbum reúne registros do período em que a banda ainda se chamava Earth, fase na qual Simpson administrava a carreira de Ozzy, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward.
Pelas redes sociais, Sharon publicou uma nota afirmando que o grupo contesta a autenticidade e, principalmente, a posse das faixas. Ela declarou ter enviado um e-mail ao próprio Simpson dizendo: “Você sabe que o grupo não quer essas gravações divulgadas e tomará todas as medidas necessárias caso prossiga.”
A controvérsia já havia sido citada no programa The Osbournes. Na ocasião Sharon relembrou que Simpson justificou o lançamento alegando ter pago pelas sessões de estúdio na época. Segundo ela, havia a preocupação de que todo o lucro do material inédito ficasse exclusivamente com o ex-empresário.
LEIA TAMBÉM: “Parece que ele ia me beijar”: repórter brasileira relembra encontro com Ozzy
Simpson, por sua vez, disse ao site Blabbermouth que as acusações são “injustas” e “potencialmente difamatórias”. Assim como afirmou que está disposto a negociar os royalties “da forma habitual”.
Por fim, quem perde é o fã. Afinal, essas gravações representam um raro retrato da banda antes de adotar o nome Black Sabbath. Portanto, antes de iniciar sua trajetória rumo ao estrelato mundial. Então, resta aguardar se as partes chegarão a um acordo.