“Shangai Surprise”: A Parceria Frustrada de George Harrison e Madonna

 

Filme foi produzido pela Handmade Films de George Harrison e lançado em 1986

George Harrison e Madonna tentaram uma parceria através da produtora do guitarrista a Handmade Films, na metade dos anos 80. O beatle estava focado na produção de filmes, como por exemplo com o grupo de comédia Monty Python, em “A Vida de Brian”(1979), onde o próprio George tem uma curta participação.

Sendo assim, o diretor Jim Goddard levou até Harrison a proposta da produção do filme Shangai Surprise, é queria como protagonista um dos casais mais famosos da cena pop da época, Madonna e Sean Penn. 

A trama se passa em 1939, quando a americana Gloria Tatlock (Madonna) chega a Xangai em busca de um carregamento de ópio que desapareceu um ano antes durante uma perseguição policial. Seu objetivo é usá-lo como analgésico para tratar soldados feridos na guerra.

As gravações aconteceram em Hong Kong, e a trilha sonora tinha músicas que foram também compostas por George, como por exemplo, “Zig-Zag” e a faixa título “Shangai-Surprise”. Contudo, Harrison ficava mais nos bastidores da produção, que teve uma serie de problemas. 

Um dos problemas era uma cláusula no contrato de Madonna que permitia a ela decidir quem seria seu par romântico no filme, neste caso, seu marido, Sean Penn. Aproveitando-se dessa condição, o ator começava a interferir no trabalho do diretor, fazendo diversas exigências, se embriagando e, quando chamado à atenção, ameaçava todos, lembrando que tinha o respaldo da cláusula do contrato por ser casado com a “rainha do pop”.

Chamando George.

A solução encontrada pelo diretor Jim Goddard foi chamar George Harrison para tentar resolver a situação, já que os paparazzi estavam constantemente atrás de Sean Penn e Madonna nos bastidores das filmagens, principalmente devido às brigas frequentes do casal.

Para apaziguar a tensão, George propôs fazer uma participação no filme, interpretando um cantor em uma boate em uma das cenas.

Apesar dos ajustes e das edições feitas, o resultado final do filme foi desastroso, com críticas negativas já antes da estreia. Lançado em 1986, o filme custou cerca de 12 milhões de dólares, mas arrecadou apenas 2 milhões, gerando um grande prejuízo para George Harrison.

Entrevistas desastrosas.

Curiosamente, durante as entrevistas e conferências de divulgação, George Harrison acompanhava Madonna, mas não deixava a cantora falar. 

Madonna falou sobre a atitude de George: “Ele não me deu a chance de falar, como se colocasse os pés na minha boca. Eu sinto que ele estava dizendo todas as coisas erradas para acalmar as pessoas”

Na biografia “George Harrison: o beatle relutante”, o guitarrista deu uma alfinetada em Madonna. Principalmente sobre as constantes brigas com Sean Penn que acabaram chamando atenção da imprensa e prejudicando a produção. 

 “Eu penso que o filme em muitas maneiras poderia ter sido melhor, se nós tivessemos mais situações harmoniosas. Eu imagino que muitas das cenas criadas junto a imprensa e com a sua atitude refletiram no filme. Algo que poderia ter sido feito com humor. Não era um filme sério, tinha seu lado de comédia”.

Por fim, confira o trailer de “Shangai-Surprise”.