Série “Cela 211” é o novo sucesso da Netflix.
Descubra se Cela 211, a nova série da Netflix
Lançada pela Netflix no dia 5 de fevereiro, Cela 211 já se tornou um sucesso entre os assinantes brasileiros, ocupando o terceiro lugar entre as produções mais assistidas. A série acompanha a história de Juan Oliver, interpretado por Diego Calva Hernández, um advogado que se encontra em uma situação desesperadora durante uma rebelião mortal em uma prisão. Para sobreviver, ele assume a identidade de um prisioneiro novato e precisa se aliar a um grupo para manter-se vivo.
Os seis episódios de Cela 211 acabaram inspirados em fatos reais, mas a Netflix não esclarece até que ponto o enredo verdadeiros e quais partes são ficção.
Inspirada em uma rebelião real no México
Uma das principais inspirações da série foi a rebelião de janeiro de 2023 na prisão estadual Cereso Número 3, em Ciudad Juárez, Chihuahua, no México. Durante o evento, veículos armados invadiram a prisão, desencadeando uma batalha entre detentos e guardas. O confronto resultou em 17 mortes (10 guardas e 7 presos). E acima de tudo, uma fuga em massa e uma descoberta chocante: a prisão era, na prática, governada pelos prisioneiros.
Dentro das celas, havia áreas VIP, grandes quantidades de drogas, bebidas alcoólicas e itens contrabandeados. Portanto, entre os fugitivos estava Ernestro “El Neto” Alfredo Piñon de la Cruz, condenado a mais de 200 anos de prisão por 39 sequestros cometidos entre 2008 e 2010.
O evento também levou a uma investigação sobre o diretor da prisão, Alejandro Alvarado Tellez. Ele já havia sido investigado anteriormente em agosto de 2022, após uma briga dentro da prisão causar uma onda de crimes nas ruas de Ciudad Juárez.
Baseada no livro “Cela 211”
Além de inspirada em eventos reais, Cela 211 tem uma adaptação do romance homônimo de Francisco Pérez Gandul. Livro transformado em filme em 2009, uma produção franco-espanhola dirigida por Daniel Monzón.
No romance, Juan Oliver é um agente penitenciário, e não um advogado. No primeiro dia de trabalho, ele acaba atingido por um projétil, perde a consciência sendo deixado em uma cela por seus colegas. Quando a rebelião explode, ele é abandonado e precisa se passar por um prisioneiro para sobreviver.
O filme de 2009 está atualmente disponível no catálogo da Amazon Prime Video e foi muito bem-recebido pela crítica. No Rotten Tomatoes, ele possui 98% de aprovação dos críticos e 88% de aprovação do público.
Por fim, Cela 211 mistura realidade e ficção em uma trama envolvente. Então, aproveite e assista o trailer da produção:
