Saiba onde ver o novo documentário sobre o Secos & Molhados.
“`Primavera nos Dentes”: documentário já está no ar pelo Canal Brasil.
O documentário “Primavera nos Dentes – A História do Secos & Molhados” já estreou no Canal Brasil, celebrando uma das bandas mais revolucionárias da música brasileira. Formado por Ney Matogrosso, Gerson Conrad e João Ricardo no início dos anos 1970, o grupo marcou época ao unir poesia, teatralidade e contestação em plena ditadura militar.
O álbum de estreia, “Secos & Molhados” (1973), tornou-se um fenômeno cultural — vendendo mais de um milhão de cópias e desbancando até Roberto Carlos das paradas de sucesso. Músicas como “Sangue Latino”, “Rosa de Hiroshima”, “O Vira”, “Primavera nos Dentes” e “Patrão Nosso de Cada Dia” seguem como hinos de liberdade e experimentação até hoje.
A série documental, dividida em quatro episódios, apresenta depoimentos exclusivos de Ney Matogrosso, Gerson Conrad, produtores, músicos e fãs, além de imagens raras e inéditas da época. A direção é de Miguel de Almeida, que revisita o impacto estético e político do trio, considerado um divisor de águas na música nacional.
Impasse
Porém, durante a produção, a equipe enfrentou um impasse. As músicas originais da banda não puderam ser utilizadas. Já que João Ricardo, autor das composições, não autorizou o uso. Portanto, para contornar o impasse, a produtora convidou Emilio Carrera (pianista) e Willy Verdaguer (baixista), que integraram o Secos & Molhados entre 1973 e 1974, para criarem novas canções originais inspiradas no universo sonoro do grupo.
O resultado é emocionante: um reencontro histórico de parte dos integrantes, 50 anos depois, em estúdio. A nova faixa “Ouvindo o Silêncio”, composta por Paulo Mendonça e Gerson Conrad, traz os vocais de Ney Matogrosso e Gerson Conrad. O arranjo e direção musical ficou com Willy Verdaguer, em parceria com Emilio Carrera, que também assina a direção artística. Então, veja:
“Primavera nos Dentes – A História do Secos & Molhados” vai ao ar todas as sextas-feiras, às 21h, no Canal Brasil. Contudo, com reprises aos sábados (17h) e domingos (19h). Um mergulho profundo na arte, na ousadia e no legado de uma das bandas mais impactantes da MPB. Veja o trailer: