Roger Hodgson faz reflexões sobre a canção, “The Logical Song”

Compartilhe

“The Logical Song” se tornou um das principais canções do Supertramp, uma viagem sobre perda da sensibilidade ao se tornar adulto.

O álbum Breakfast In America, lançado pelo Supertramp em 1979, é um dos principais trabalhos da banda, com faixas como, “Goodbye Stranger”, “Breakfast In America”, “Take The Long Way Home”, “Child Of Vision” e “The Logical Song”, uma canção que ficou entre as sete mais executadas segundo a Billboard americana. No Canadá, a música alcançou o primeiro lugar e no Brasil, alcançou o ranking entre as trinta mais ouvidas naquele ano. 

John Helliwell, Bob Sienberg, Doug Tomson, Roger Hodgson e Rick Davies. Créditos getty images

Composta por Roger Hodgson, a letra fala sobre a inocência e a maravilha da infância, por outro lado essa característica começa a dar lugar a preocupações à medida que as crianças passam a se tornar adultos. “The Logical Song” sugere que a lógica e o pragmatismo podem restringir a criatividade e paixão. 

Em entrevista a Songfacts, Roger Hodgson comentou: 

“Acho que foi muito relevante quando a escrevi e, na verdade, acho que é ainda mais relevante hoje. É basicamente dizer que o que eles nos ensinam nas escolas é muito bom, mas e o que eles não nos ensinam nas escolas que cria tanta confusão em nosso ser. Quer dizer, eles realmente não nos preparam para a vida em termos de nos ensinar quem estamos por dentro. Eles nos ensinam como funcionar externamente e como ser muito intelectuais, mas não nos dizem como agir com nossa intuição ou com nosso coração, nem nos dão uma explicação real e plausível sobre o que é a vida”. 

Roger Hodson atualmente. Créditos Rock Shot.

E ainda completou:

“Há um buraco enorme na educação. Lembro-me de ter saído da escola aos 19 anos, estava totalmente confuso. Aquela música realmente surgiu da minha confusão, que se resumia a uma pergunta básica: por favor, me diga quem eu sou. Me senti muito perdido. tive que me educar dessa forma, e é por isso que a Califórnia foi muito boa para eu me reeducar, se você quiser”.

Criatividade em The Logical Song

Uma característica curiosa da canção, é que para a gravação da música, o Supertramp buscou nos jogos eletrônicos para criar o efeito chamado, “DD-digital”. O game era um jogo de futebol em um aparelho portátil da Mattel do engenheiro Richard Digby Smith. A mídia emitia um bip cheio de camadas de som, acionado quando o jogador perdia a bola. Roger Hodgson usou o sinal logo após a palavra “d-d-d-digital” no final da canção.  Além disso, logo na introdução da música são tocadas castanholas.

Um outro fato, Hodgson após trabalhar por meses compondo “The Logical Song”, teve dúvidas quanto a qualidade da canção. Principalmente, quando apresentou para os companheiros de Supertramp. “Na verdade, eu tinha terminado a letra e o arranjo seis meses antes de propô-la à banda para o álbum – achei que ninguém iria gostar. Curiosamente, essa música tem a distinção de ser uma das mais citadas. letras nas escolas.” Conforme conta.

Por fim, em 1980, Roger Hodgson ganhou o prêmio Ivor Novello da Academia Britânica de Compositores, na qual elegeu, “The Logical Song”, como a melhor canção escrita naquele ano. 

SUPERTRAMP: quem é a atriz da capa de “Breakfast In America”?