Robert Plant explica por que recusou convite para show de despedida de Ozzy

Vocalista recebeu o convite mas não aceitou.

Foto: AXS TV, CC BY 3.0

Robert Plant revelou o motivo de não ter participado do show de despedida de Ozzy Osbourne, realizado no último dia 5 de julho em Birmingham, cidade natal do vocalista do Black Sabbath. O lendário cantor britânico faleceu em 22 de julho, apenas 17 dias após a apresentação.

Segundo a revista Mojo, o ex-vocalista do Led Zeppelin não esteve presente por escolha própria — e não por falta de convite. O próprio Tony Iommi, guitarrista do Black Sabbath, chegou a chamá-lo para a homenagem, mas Plant recusou.

“Eu disse, Tony, adoraria vir, mas não posso vir. Conforme contou. “Eu simplesmente não consigo. Não estou dizendo que prefiro sair com Peter Gabriel ou Youssou N’Dour, mas não sei nada sobre o que está acontecendo naquele mundo agora. Eu não condeno, não tenho nada contra”.

O artista explicou que, no momento, seu foco estava voltado ao lançamento de seu novo álbum, “Saving Grace”, previsto para o dia 26 de setembro. O disco já conta com o single “Everybody’s Song”, cover da banda Low, disponível nas plataformas digitais.

Em entrevista, Plant descreveu o projeto como um retorno ao minimalismo:
“Porque passei de um Live Aid muito questionável para o O2, para Obama e a Casa Branca e todas essas coisas, fui beatificado. Senti o puxão de fazer isso – “Saving Grace” precisava apenas seguir em frente em glória, como diria Mavis [Staples]. Temos que ter muito cuidado agora para garantir que fique mais perto de Bert Jansch do que de Axl Rose”.

LEIA TAMBÉM: Led Zeppelin em 1977, a turnê marcada por confusões e shows históricos.

O músico ainda ressaltou a atmosfera intimista dos novos shows:

“Os shows são pequenos o suficiente para que, se ninguém quiser ir, não seja o fim do mundo. E então, tendo aquela atitude de laissez-faire, descontraída, como quer que se chame – suicida! –, em vez de ir ao estádio de futebol com alguns velhos amigos, lá estava: éramos livres. Poderíamos brincar.”

A agenda de Robert Plant já está definida: a turnê de lançamento de Saving Grace começa no dia 28 de setembro em Londres e segue para os Estados Unidos em outubro, onde o cantor fará 13 apresentações.