Rick Davies, fundador do Supertramp, morre aos 81 anos
Músico morreu no sábado (6), após uma batalha contra o câncer.
Rick Davies, cantor, compositor e fundador da banda britânica Supertramp, morreu no último sábado (6), aos 81 anos, em sua residência em Long Island, nos Estados Unidos. A informação foi confirmada pelo grupo no domingo (7). O músico lutava há mais de 10 anos contra um câncer na medula óssea, diagnosticado em 2015.
Nascido em 1944, em Swindon, no Reino Unido, Davies fundou o Supertramp em 1969 ao lado de Roger Hodgson. A banda se tornou um dos maiores nomes do rock progressivo, conquistando o mundo com o álbum Breakfast in America (1979), que vendeu milhões de cópias e rendeu ao grupo dois prêmios Grammy Awards.
Rick Davies foi a voz e o pianista por trás de clássicos como Goodbye Stranger e Bloody Well Right, além de ter sido o coração sonoro da banda com seu inconfundível toque no piano elétrico Wurlitzer. “Seus vocais emocionantes e sua presença no palco deixaram uma marca indelével na história do rock”, declarou o grupo em homenagem nas redes sociais.
Após a saída de Hodgson em 1983, Davies permaneceu como único membro fundador do Supertramp, mantendo viva a trajetória da banda. No entanto, em 2015, ao revelar o diagnóstico de mieloma múltiplo, o artista foi obrigado a cancelar uma turnê europeia. Desde então, o Supertramp não retornou aos palcos.
Com sua morte, o mundo da música perde não apenas um cantor e tecladista brilhante, mas um dos nomes que ajudaram a moldar o som do rock dos anos 70 e 80.