Raízes do Sabbath: gravações de 1969 revelam o som antes da fama
Gravações raras revelam a fase do Black Sabbath como Earth
Foto: Vertigo Records, Public domain, via Wikimedia Commons
Fãs do Black Sabbath agora terão a chance de mergulhar nas origens da lendária banda com o lançamento de “Earth: The Legendary Lost Tapes”, um álbum que chega ao público no dia 25 de julho pela Big Bear Records.
Este lançamento histórico apresenta gravações feitas em 1969, no Zella Studios, em Birmingham. O material revela a formação original — Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward — ainda em busca de sua identidade musical, quando a banda ainda se chamava Earth. O som é uma mistura crua de blues com rock pesado, mostrando a banda em uma fase embrionária, antes de se transformar no Black Sabbath que mudaria o rock para sempre.
As demos, que ficaram esquecidas por décadas, foram cuidadosamente remasterizadas para este projeto. A curadoria ficou a cargo de Jim Simpson, o primeiro empresário da banda, que acompanhou de perto essa fase inicial.
“Antes de virar Sabbath, eles já eram uma força do blues e impressionavam. Gravamos essas faixas, mas nunca lançamos, porque a evolução deles foi rápida demais”. Conforme explica Simpson.
LEIA TAMBÉM: “Children Of The Grave”, o alerta ambiental do Black Sabbath ainda nos anos 70
Mesmo sem o envolvimento direto dos membros da banda, essas gravações oferecem um vislumbre fascinante do lado menos conhecido dos quatro músicos de Birmingham. Pouco tempo depois, eles trocariam o nome Earth por Black Sabbath, inspirados pelo filme de terror de Mario Bava.

Por fim, para os amantes do rock e colecionadores, este lançamento é uma verdadeira relíquia. É a oportunidade de ouvir os primeiros passos de uma das bandas mais influentes e importantes de todos os tempos, capturando o som de uma era de transição antes da história ser feita.
Homenagem

O Black Sabbath foi homenageado com a honraria “Freedom of the City” de Birmingham, no dia 28 de junho, reconhecendo a banda como um dos maiores orgulhos da cidade. Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward participaram da cerimônia na Câmara do Conselho, onde receberam medalhas, pergaminhos e o título de Honorary Freeman. O
Acima de tudo, o reconhecimento celebra não só a contribuição musical do grupo, mas seu papel na identidade cultural local. Sendo assim, os músicos também autografaram um mural feito em sua homenagem.
Por fim, a celebração antecede o último show da banda, marcado para 5 de julho, no Villa Park.
