Preta Gil será velada no Theatro Municipal do Rio com cerimônia aberta ao público

Corpo da cantora chegou ao Brasil na manhã desta quinta-feira, 24.

A cantora Preta Gil será homenageada em uma cerimônia de velório aberta ao público nesta sexta-feira, 25 de julho, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O evento está programado para acontecer das 9h às 13h, organizado para respeitar o desejo da artista, falecida no último domingo (20), aos 50 anos, vítima de complicações de um câncer.

Durante o velório, um telão vai exibir imagens da trajetória de Preta Gil, celebrando sua carreira na música e sua atuação em causas sociais. Apesar da grande comoção popular, a organização informou que não haverá apresentações musicais nem trio elétrico. O público terá acesso ao local em filas organizadas, enquanto amigos e familiares contarão com um espaço reservado no saguão principal.

Após o encerramento da cerimônia pública, às 13h, apenas convidados próximos poderão permanecer no local. Em seguida, às 15h, o corpo da cantora vai para a Capela Ecumênica do Crematório e Cemitério da Penitência, no Caju. Na ocasião ocorrerá uma cerimônia íntima, seguida da cremação.

Chegada do corpo.

A chegada do corpo ao Brasil ocorreu na manhã desta quinta-feira (24), no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. A artista teve o acompanhamento de familiares próximos, incluindo o filho Francisco Gil. Além da neta Sol de Maria, a madrasta Flora Gil, o sobrinho Bento Gil e a médica Roberta Saretta, do Hospital Sírio-Libanês.

A Prefeitura do Rio anunciou bloqueios nas ruas do entorno do Theatro Municipal. Como por exemplo Treze de Maio, Manoel de Carvalho e Araújo Porto Alegre — entre a noite de quinta-feira e o fim da tarde de sexta, a fim de garantir a segurança e a fluidez do evento. Um cortejo simbólico percorre por ruas que fazem parte do circuito do tradicional “Bloco da Preta”, fundado pela cantora e um dos mais populares do carnaval carioca.

Por fim, a despedida de Preta Gil promete muita emoção, respeito e gratidão por parte dos fãs e da classe artística. Sobretudo pelo fato da cantora representar empoderamento feminino e liberdade.