Por que Elvis nunca fez uma turnê internacional? Confira

Elvis Presley nunca fez grandes apresentações fora dos Estados Unidos — com exceção do Canadá.

Ao longo de mais de 20 anos de carreira, Elvis Presley nunca realizou uma grande apresentação internacional — com exceção de alguns shows no Canadá. Isso aconteceu sob as rígidas ordens de seu empresário, o ambicioso e controlador Coronel Tom Parker, que, apesar do título militar, não tinha patente alguma. Parker manteve Elvis restrito aos palcos dos Estados Unidos.

Mas a ausência de turnês internacionais não foi por falta de propostas — nem de vontade por parte de Elvis. A seguir, a gente te explica o motivo.

Após a clássica apresentação do especial de Natal de 1968, exibido na televisão e da transmissão do show ao vivo, “Aloha em 1973”, Elvis começou a receber diversas propostas para se apresentar no exterior. O maior interesse vinha do Japão, com ofertas que chegavam a impressionantes US$ 2 milhões. No entanto, o empresário Tom Parker recusava todas as propostas, alegando que Elvis fazia uso de medicamentos e que isso poderia se tornar um problema em uma viagem internacional, além do alto custo com uma turnê mundial.

Mas essa justificativa escondia um motivo mais profundo: Parker temia que uma turnê internacional colocasse Elvis em contato com outros empresários e investidores, o que poderia intensificar o já crescente desinteresse do astro por sua gestão. O receio era que, fora dos Estados Unidos, Elvis percebesse oportunidades mais vantajosas e decidisse romper com o controle de Parker. Inclusive Elvis chegou a tentar administrar a própria carreira, mas não conseguiu. A biografia, “Elvis, Um Amor Descuidado”, conta estes fatos. 

LEIA TAMBÉM: Rei do Rock e do Coração: conheça as Doações Secretas de Elvis Presley

O motivo, por ingenuidade, medo, clausulas contratuais, assim como problemas psicológicos. Elvis não enfrentou o ganancioso Tom Parker, que fazia dívidas nos cassinos de Las Vegas, e usava o roqueiro como “garantia”. Outro fato é que Parker, nascido nos Países Baixos, não era imigrante 100 % legalizado nos Estados Unidos, e temia que em uma viagem de volta não pudesse entrar de volta no país. 

Por fim, e você, o que acha do fato de Elvis nunca ter feito shows fora dos Estados Unidos? Conta pra gente nos comentários!