Paul McCartney lança livro de fotografias pessoais do período da Beatlemania.

Compartilhe

No começo da beatlemania Paul McCartney fez registros fotográficos pessoais do período, e agora este material inédito chega ao público

Por Sandro Abecassis

Em 2020, um tesouro extraordinário de quase mil fotografias tiradas por Paul em uma câmera de 35 mm foi redescoberto em seu arquivo. Eles registram intimamente os meses no final de 1963 e início de 1964, quando a Beatlemania estourou no Reino Unido e, após a primeira visita da banda aos EUA, eles se tornaram as pessoas mais famosas do planeta.

As fotografias são o registro pessoal de Paul dessa época explosiva, quando eles, os Beatles, estavam lá dentro olhando para fora e eram os ‘Olhos da Tempestade’

Em uma nova exposição e livro, Paul apresentará suas fotografias das seis cidades desses meses intensos e lendários – Liverpool, Londres, Paris, Nova York, Washington, DC, assim como, Miami.

Um fato é que muitos destes retratos nunca foram vistos antes, nem por Ringo, e igualmente John e George, mortos respectivamente em 1980 e 2001.

“Qualquer um que redescubra uma relíquia pessoal ou um tesouro familiar é imediatamente inundado por memórias e emoções, que então desencadeiam associações enterradas na névoa do tempo. Essa foi exatamente a minha experiência ao ver essas fotos, todas tiradas em um intenso período de três meses de viagem, culminando em fevereiro de 1964. Foi uma sensação maravilhosa mergulhar de volta.

Autorretrato em Paris. © Paul McCartney

Aqui estava meu próprio registro de nossa primeira grande viagem, um diário fotográfico dos Beatles em seis cidades, começando em Liverpool e Londres, seguido por Paris (onde John e eu havíamos pedido carona há pouco mais de dois anos), e então o que considerado o grande momento, nossa primeira visita como um grupo à América’. Conforme conta Paul McCartney.

1962: o dia que os Beatles foram recusados pela gravadora Decca.

1964: Eyes of the Storm – Fotografias e Reflexões de Paul McCartney

Em um novo livro que acompanha a exposição da National Portrait Gallery, Paul apresenta 275 de suas próprias fotografias de um momento icônico da história da música, organizadas em portfólios das seis cidades que os Beatles visitaram neste período intenso.

Em seu prefácio e introduções a esses portfólios de cidades, Paul lembra ‘o que mais você pode chamar – pandemônio’ e transmite suas impressões sobre a Grã-Bretanha e a América em 1964. Acima de tudo, é o momento em que a cultura mudou e os anos sessenta realmente começaram.

Veja registros feito por Paul e pelos Beatles em vídeo, deste período.

1964: “Olhos da Tempestade” inclui:

  • Seis portfólios de cidades – Liverpool, Londres, Paris, Nova York, Washington, DC e Miami – apresentando 275 fotografias de Paul e suas sinceras reflexões sobre elas
  • Prefácio de Paul 
  • Beatleland , uma introdução da historiadora de Harvard e ensaísta da New Yorker Jill Lepore
  • Um prefácio de Nicholas Cullinan, diretor da National Portrait Gallery, Londres, e outra lente.
  • Por fim, um ensaio da curadora sênior Rosie Broadley

Sendo assim, o livro, 1964: Eyes of the Storm, já está em pré-venda no site da Amazon.com, no entanto, a edição é toda em inglês.