“O Pequeno Príncipe” e “Florbela Espanca” ganham vida em espetáculos gratuitos em Florianópolis

 

O clássico “O Pequeno Príncipe” e a vida da poetisa portuguesa Florbela Espanca serão destaque em apresentações na Armação, Centro e Rio Vermelho.

Crédito das fotos: Maurício Garcias

Duas peças do repertório do grupo de teatro O Dromedário Loquaz estarão em cartaz em setembro em diferentes locais da ilha. “Florbela Espanca” e “O Pequeno Príncipe” serão apresentadas no Salão Paroquial da Armação (dias 13 e 14), no Teatro da Ubro (dias 17 e 18) e no Salão Paroquial do Rio Vermelho (dias 27 e 28).

No espetáculo “O Pequeno Príncipe”, o ator Cezar Pizetta interpreta o aviador, e uma de suas falas, “Conhecer novos lugares é preciso”, reflete o espírito da obra. Ele conta que sua experiência como pai solo trouxe nuances para o personagem, assim como suas lembranças da infância no interior do Rio Grande do Sul, quando sonhava com os mundos imaginados pela história. Cezar destaca a importância dessa jornada de autoconhecimento, que também o influenciou como ator e ser humano. Ele ainda comenta a curiosa conexão com Florianópolis, cidade onde escolheu morar, sem saber que o escritor Saint-Exupéry, autor do livro, passou por lá. O espetáculo do Dromedário Loquaz combina um elenco talentoso, figurinos detalhados, cenários com ilustrações em aquarela e canções originais. Desde sua estreia em 2017, a peça já percorreu diversas localidades.

“Florbela Espanca”

Voltado para o público adulto, o monólogo “Florbela Espanca” traz a atriz Diana Adada Padilha no papel da poetisa portuguesa. A peça retrata a vida e a luta de Florbela, uma mulher à frente de seu tempo, que desafiou as normas de uma sociedade machista no início do século XX. Diana ressalta a relevância contemporânea da obra, afirmando que, apesar do avanço dos direitos, o machismo ainda persiste. Formada em Direito em um ambiente predominantemente masculino, Florbela tornou-se uma figura marcante da literatura portuguesa. A peça, que estreou em 2022, já foi apresentada em Florianópolis e São Paulo, sendo amplamente elogiada por sua qualidade artística.

Ambos os espetáculos são dirigidos pela dramaturga e diretora Sulanger Bavaresco, que destaca o compromisso do grupo em levar a arte para as pessoas em seus próprios bairros, democratizando o acesso à cultura. “Será especial ver famílias inteiras assistindo a ‘O Pequeno Príncipe’, criando memórias afetivas para as crianças”, comenta Sulanger.

O projeto Travessia Artística Ilha-Continente conta com apoio da Eletrobras CGT Eletrosul e é patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes e Prefeitura Municipal. As entradas são gratuitas e os convites serão distribuídos nos locais das apresentações, uma hora antes, conforme a capacidade.

Sobre o grupo:

O Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz, que em 2024 completa 43 anos, tem sede em Florianópolis/SC. Entre os fundadores estão Ademir Rosa (1948-1997) e Isnard Mello de Azevedo (1950-1991). Atualmente, com 20 integrantes, entre técnicos, atores, músicos e cantores, o grupo já realizou mais de 40 espetáculos e continua se reinventando, acolhendo novos membros e parceiros, sempre com a missão de acreditar em um mundo melhor por meio da arte.

Sinopse de “O Pequeno Príncipe”:

Após um pouso forçado no deserto do Saara, um piloto conhece o Pequeno Príncipe, um garoto que veio de um planeta distante e muito pequeno. Em busca de novos amigos, o príncipe encontra figuras simbólicas, como o Rei, o Vaidoso, o Homem de Negócios, o Acendedor de Lampiões e a Raposa. Em sua jornada, ele descobre o segredo do que realmente importa na vida.

Então, agende:

Projeto Travessia Artística Ilha-Continente 2024

Entrada gratuita. Convites distribuídos no local uma hora antes das apresentações.

Armação:

Salão Paroquial da Igreja Sant’Ana

Av. Antônio Borges dos Santos, nº 400, Armação

Florbela Espanca: 13 de setembro, sexta-feira, 19h30

O Pequeno Príncipe: 14 de setembro, sábado, 16h

Centro:

Teatro da Ubro

Rua Pedro Soares, nº 15, Centro

Florbela Espanca: 17 de setembro, terça-feira, 20h

O Pequeno Príncipe: 18 de setembro, quarta, 14h30

Rio Vermelho:

Salão Paroquial da Capela de São João Batista do Rio Vermelho

Rod. João Gualberto Soares, nº 6847, Rio Vermelho

Florbela Espanca: 27 de setembro, sexta-feira, 19h30

O Pequeno Príncipe: 28 de setembro, sábado, 16h

Contatos do grupo:

Site do Grupo: www.dromedarioloquaz.com

Página do projeto: www.dromedarioloquaz.com/travessiaartisticailha-continente

Fanpage: www.facebook.com/dromedarioloquaz

Instagram: www.instagram.com/dromedarioloquaz