Netflix revive tragédia com a minissérie Os Quatro da Candelária
Os Quatro da Candelária, traz uma narrativa ficcional inspirada no tragíco acontecimento.
A minissérie Os Quatro da Candelária, recém-lançada na Netflix, reavivou a memória de uma das tragédias mais marcantes da história recente do Brasil. Inspirada na Chacina da Candelária, ocorrida em 1993, a produção retrata a luta pela sobrevivência e a busca por sonhos de quatro jovens que viviam nas ruas do Rio de Janeiro.
A série, dirigida por Luis Lomenha e Marcia Faria, não se limita a apresentar um retrato fiel dos fatos históricos. Contudo, busca, sobretudo, humanizar as vítimas e dar voz aos seus desejos e aspirações, brutalmente interrompidos pela violência policial. Ao mesmo tempo, a produção não se esquiva de retratar a brutalidade do massacre, que chocou o país e expôs as profundas desigualdades sociais.
A Chacina da Candelária: Um marco de violência e impunidade
Na noite de 23 de julho de 1993, oito jovens foram brutalmente assassinados por policiais militares em frente à Igreja da Candelária, no centro do Rio de Janeiro. Entre as vítimas, havia crianças com apenas 11 anos. O crime, motivado por um incidente anterior em que os jovens atiraram pedras em um carro da polícia.
Contudo, apesar das condenações dos responsáveis pelo massacre, a impunidade ainda paira sobre o caso. No entanto, dois dos três condenados já foram libertados, o que reacende a discussão sobre a eficácia do sistema penal brasileiro no combate à violência policial.
Sinopse da série.

Os Quatro da Candelária” mergulha nas 36 horas que precederam uma das maiores tragédias do Brasil, a Chacina da Candelária. Inspirada em relatos reais, a série acompanha Jesus, Douglas, Sete e Pipoca, quatro amigos que vivem nas ruas do Rio de Janeiro e têm seus sonhos interrompidos pela violência. O elenco conta com, Leandro Firmino (Paulinho), Bruno Gagliasso (Jorge), Péricles (pai do Douglas), Maria Bopp (noiva). Além de Adriano Garib (taxista), Stepan Necessian (agente funerário), Vinicius de Oliveira (fotógrafo), Antonio Pitanga (ancião), Caco Ciocler (padre), Bela Cameiro (repórter).
LEIA TAMBÉM: Filme de ‘Game of Thrones’ está em desenvolvimento pela Warner Bros.
Homenagens
A cruz de madeira erguida em frente à Igreja da Candelária em memória das vítimas virou símbolo da luta por justiça. Por fim, confira o trailer da série com 4 episódios na primeira temporada.