Morte de Ozzy Osbourne levanta teorias sobre eutanásia.

Fãs de Ozzy resgataram falas de Sharon que fala sobre um possível pacto relacionado a eutanásia. 

Foto: Morten Skovgaard, CC BY 2.0

Ozzy Osbourne morreu na última terça-feira, 22 de julho, aos 76 anos, e, desde então, teorias conspiratórias começaram a circular nas redes sociais. Entre elas, a mais polêmica sugere que o vocalista teria recorrido à eutanásia, por meio de um suicídio assistido. A especulação ganhou força após um vídeo publicado por Kelly Osbourne nos Stories, onde Ozzy aparece aparentemente bem, dando bom dia à filha enquanto tomava café da manhã.

A teoria, no entanto, se baseia em uma declaração feita por Ozzy e Sharon Osbourne em 2007, quando o casal revelou ter feito um pacto: caso fossem diagnosticados com doenças neurológicas graves, como Alzheimer, considerariam recorrer ao suicídio assistido na Suíça — país onde o procedimento é legalizado.

“Tomamos a mesma decisão”, disse Sharon ao tabloide Daily Mirror na época. “Acreditamos 100% na eutanásia e planejamos ir para um apartamento assistido na Suíça se algum dia tivermos uma doença que afete nossos cérebros. Se Ozzy ou eu tivéssemos Alzheimer, seria o fim.”

Biografia oficial de Tony Iommi

LEIA TAMBÉM: O dia em que Ozzy Osbourne conheceu o MaC Sabbath.

Em 2023, o assunto voltou à tona durante um episódio do podcast da família, apresentado por Kelly e Jack Osbourne. Na conversa, Sharon reafirmou a decisão tomada anteriormente. “Você acha que vamos sofrer? Eu também não quero que doa de verdade. Sofrimento mental já é dor suficiente, sem precisar do sofrimento físico.”

“Meu Pai Não Vai Morrer”.

Apesar disso, Kelly se manifestou veementemente contra os rumores ainda antes da morte do pai. No dia 11 de julho, dias após o show de despedida de Ozzy, ela publicou:
“Por favor, parem de escrever matérias ou fazer postagens dizendo que meus pais fizeram um pacto de suicídio. Isso é uma besteira. Minha mãe disse isso para chamar atenção, e o meu pai não vai morrer. Parem com isso.”

Segundo o Daily Mirror, Ozzy passou mal na manhã de terça-feira. A família acionou imediatamente o socorro, e um helicóptero de resgate foi enviado à residência da família Osbourne. Por fim, a equipe médica tentou reanimá-lo por cerca de duas horas, sem sucesso.