Morrissey revela que Johnny Marr assumiu controle total da marca e direitos do The Smiths
Vocalista fez a declaração através de uma postagem no seu site.
Foto: Man Alive!, CC BY 2.0
Morrissey volta a fazer show com uma turnê pelos Estados Unidos a partir do mês de outubro. E recentemente, em virtude da volta do Oasis comentou que tentou o retorno dos Smiths com Johnny Marr mas não obteve retorno.
Contudo, um novo capítulo da briga Marr/Morrissey acaba receber uma atualização. Afinal, Morrissey revelou que agora Johnny Marr possui todos os direitos da marca registrada e propriedade intelectual do The Smiths, e ainda provocou, dizendo que o guitarrista poderia fazer uma turnê sem ele.
A informação surgiu no site do próprio Morrissey, no domingo dia 15, quando em uma postagem afirmou que a ação ocorreu sem avisá-lo ou dar uma chance à oposição.
Ele escreveu: “J Marr solicitou com sucesso 100 por cento de direitos de marca registrada/propriedade intelectual do nome The Smiths”, começava a postagem. “Seu pedido foi aceito em quaisquer juramentos ou proclamações que ele tenha apresentado. Esta ação foi feita sem nenhuma consulta a Morrissey e sem permitir a Morrissey a oportunidade padrão de ‘objeção’.”
E ainda continuou: “Entre muitas outras coisas, isso significa que Marr agora pode fazer turnê como The Smiths usando o vocalista de sua escolha, e também proíbe Morrissey de usar o nome, ao mesmo tempo em que nega a Morrissey considerável sustento financeiro. Morrissey sozinho criou o nome da unidade musical ‘The Smiths’ em maio de 1982.”
LEIA TAMBÉM: Novo álbum do Franz Ferdinand aborda o medo coletivo em tempos modernos
Os dois foram companheiros de banda no The Smiths por seis anos. Lançando assim, quatro álbuns juntos durante esse período: ‘The Smiths’ (1984), ‘Meat Is Murder’ (1985), ‘The Queen Is Dead’ (1986) e ‘Strangeways, Here We Come’ (1987).
No entanto, já há alguns anos o vocalista e o guitarrista tem frequentemente entrado em conflito por divergências políticas.
Johnny Marr participou no ano passado da faixa “Pretty Boy” do álbum Council Skies de Noel Gallagher ‘s High Flying Birds. Além do mais, pouco antes da morte do baixista Andy Rourke em 2023, o guitarrista divulgou uma composição dos dois, chamada “Stronger Forever”.