“Minha mãe, minha filha” traz olhar sobre Alzheimer. Veja onde assistir.
Curta traz como protagonistas Eva Wilma e Helena Ranaldi.
O curta-metragem “Minha mãe, minha filha” aborda de forma sensível e bem-humorada os desafios da doença de Alzheimer e os impactos na vida de pacientes e familiares.
Protagonizado pelas atrizes Eva Wilma e Helena Ranaldi, o filme retrata situações cotidianas que misturam drama e humor para aproximar o público da realidade de quem convive com a condição.
Produzido em São José do Rio Preto (SP) em 2018, o curta busca informar e emocionar ao mesmo tempo, oferecendo um retrato humano e acessível de um tema delicado. A escolha do humor como recurso narrativo funciona como um alívio para espectadores que enfrentam ou conhecem de perto essa realidade.
Quem cuida de um familiar com Alzheimer vai se indentificar com algumas situações. Como por exemplo, o fato do paciente não querer ou esconder medicamentos. Não saber expressar mais sensações, como frio, medo, fome, calor. E sobretudo, a famosa frase, “Quero Ir Pra Casa”, dita por praticamente todos afetados pela doença durante uma fase da doença.
A frase não representa o desejo de ir pra casa, porque a maioria das vezes o familiar já está na sua casa. Ela representa uma forma que o cerebro encontra de dizer que algo está incomodando e como não saber expressar, faz dizendo, “Quero Ir Pra Casa”, afinal, a “Casa” representa segurança.
Por fim, “Minha mãe, minha filha” está disponível no Youte. Portanto, é uma ótima opção para quem deseja entender melhor a doença de Alzheimer. E sobretudo refletir sobre a importância do cuidado, da paciência e do acolhimento familiar.