Milton Nascimento é homenageado em novo álbum do músico Brian Jackson
“Of Corners & Bridges” traz releituras de canções de Bituca por Jackson junto de parceiros brasileiros e estrangeiros
Foto capa : paulisson miura from Cuiabá, Brasil, CC BY 2.0
Milton Nascimento, aos 82 anos, segue encantando e influenciando artistas de diversas gerações com sua obra que marcou a história da MPB. Agora, o músico, compositor e produtor nova-iorquino Brian Jackson presta um tributo a Bituca com o álbum “Of Corners & Bridges”, lançado pelo Selo Sesc. O trabalho, já disponível nas principais plataformas de áudio, reforça a ponte musical entre Brasil e Estados Unidos.
Ao longo de 12 faixas, Jackson revisita clássicos de Milton Nascimento ao lado de um time de músicos brasileiros e estrangeiros, mesclando jazz, funk e soul em arranjos inovadores. Como por exemplo camadas vocais, ruídos e texturas sonoras, o disco apresenta um tom experimental e contemporâneo, celebrando a riqueza da obra do artista mineiro.
Brian Jackson, que já colaborou com nomes como Black Alien, Airto Moreira e Mano Brown, nutre admiração por Milton desde a década de 1970. A ideia do álbum surgiu durante uma viagem ao Brasil em 2015 e, após um longo período de produção, foi gravado no mesmo estúdio onde Bituca imortalizou grande parte de sua trajetória musical.
“Grande Irmão Mestre Milton, você é a razão de todo amor que se ouve neste álbum”, declarou Jackson. “Nos reunimos no estúdio em que você costumava gravar, seus velhos amigos, alguns jovens talentosos e eu, para simplesmente dizer: ‘Obrigado, Mestre’.” Conforme disse.
As faixas
O álbum abre com “Bridges (Sunrise)”, versão em inglês de “Travessia” (1967), interpretada pela cantora e compositora Georgia Anne Muldrow. A faixa final, “Bridges (Sunset)”, traz Jackson nos vocais, acompanhados por percussões marcantes como atabaque, agogô e bongô.
Um dos momentos mais especiais do disco é “Viola Violar”, que conta com a participação do próprio Milton Nascimento. Originalmente gravada em 1974 para o álbum “Milagre dos Peixes Ao Vivo”, a canção se junta a versões de “Maria Maria”, “Fé Cega, Faca Amolada”, assim como, “Caxangá”. Portanto, consolidando a homenagem ao legado do artista mineiro.
Jackson também expressou sua gratidão ao próprio Milton por apoiar o projeto: “Obrigado por nos dar sua confiança e apoio. Você nos acolheu e nos permitiu entrar no seu mundo.”

A capa do álbum traz a assinatura dos artistas plásticos brasileiros OSGEMEOS, cuja arte reflete a energia solar do disco, que começa com o nascer do sol e se encerra com o pôr do sol.
Sobre Brian Jackson
Reconhecido por seu trabalho ao lado de Gil Scott-Heron, Brian Jackson compôs, arranjou e produziu mais de 10 álbuns ao longo de oito anos, influenciando gerações. Sua música foi amplamente sampleada por artistas como Common e Kendrick Lamar. Ainda hoje, ele segue colaborando com grandes nomes, como Adrian Younge, Ali Shaheed Muhammad e Gregory Porter, mantendo viva a tradição musical dos griots africanos.
“Esta música não é realmente minha”, afirma Brian. “Aprendi com aqueles que vieram antes de mim, e é meu dever passá-la adiante.”
Por fim, com “Of Corners & Bridges”, Jackson não apenas honra Milton Nascimento, mas também reafirma a atemporalidade e o alcance global de sua obra.