Jornalista revela manifesto de Rita Lee contra Xuxa que quase foi publicado

Rita Lee fez um manifesto contra Xuxa por conta da participação da apresentadora em rodeios.

O jornalista Tom Cardoso revelou um episódio inédito da relação intensa e, por vezes, turbulenta de Rita Lee com a imprensa. Durante sua passagem pelo Estadão, ele conquistou a confiança da artista em meio a uma convivência marcada por histórias peculiares, que agora serão contadas em seu livro “Vida de Gado – 30 anos pastando no jornalismo”.

Segundo Cardoso, a relação da cantora com o jornal não era das melhores. O principal crítico de música do Caderno 2, Mauro Dias, vivia em atrito com Rita, a quem ela chegou a apelidar de “Mauro Dias Piores”. Apesar disso, a artista escolhia o repórter como porta-voz em momentos decisivos: “Ela só dava entrevista pra mim, me mandava letras inéditas, me recebia no estúdio, em casa, respondia a todos os meus emails”, recorda.

Um dos episódios mais marcantes aconteceu em uma quarta-feira, quando Rita ligou para o jornalista pedindo a publicação de um manifesto contra Xuxa. A roqueira criticava a apresentadora por continuar se apresentando em rodeios. “O texto era violentíssimo”, relembra Cardoso. Entre outras provocações, Rita sugeria que Xuxa recebesse choques nas partes íntimas, assim como os animais usados nas arenas.

O repórter, diante do peso da declaração, sabia que teria um grande furo jornalístico. Mas, minutos antes do fechamento da edição, Rita voltou atrás. “Me arrependi. Por favor, não publica o texto”, pediu. Cardoso conta que correu até a gráfica e conseguiu, em cima da hora, substituir o manifesto por um anúncio da Gillette.

Histórias como essa — que revelam o temperamento irreverente e imprevisível da eterna rainha do rock brasileiro, descrita pelo autor como “meio Leila Diniz, meio bruxa” — estarão reunidas em seu novo livro, que já está em pré-venda.