John Lennon dedicou a canção ‘Woman’ às mulheres que marcaram sua vida.

Compartilhe

“Woman” se tornou single em 1981, após a morte de Lennon.

O álbum “Double Fantasy” de John & Yoko, lançado em 17 de novembro de 1980, marcou o retorno de John Lennon à música após um intervalo de cinco anos. Ou seja, apenas um mês antes da trágica morte de 8 de dezembro.

John foi buscar nos anos 50 e começo dos 60 a inspiração para algumas canções, como por exemplo, “(Just Like) Starting Over”, “Woman”, ao mesmo tempo que o álbum traz músicas de Yoko com a pegada eletrônica e New Wave, semelhante ao que o Talking Heads e B´52 estavam fazendo. 

John Lennon dedicou a canção 'Woman' às mulheres que marcaram sua vida.

Segundo John Lennon, “Woman” era a música mais próxima do estilo que ele costumava tocar com os Beatles. Ele descrevia a canção como uma atualização de “Girl”, presente no álbum “Rubber Soul” de 1965.

“Woman” era uma espécie de pedido de desculpas para Yoko, e ao mesmo tempo uma lembrança e homenagem também à sua mãe Julia, morta em 1957. Aliás, alguns especialistas dizem que John projetou sua mãe em Yoko, mas isto é conversa para especialista. 

Trechos da letra.

A música começa com o verso com John dizendo: “Para a outra metade do céu”, ou seja, sua mãe. 

E emenda com a frase: “Mulher, eu mal posso expressar, minhas emoções confusas com a minha falta de consideração. Afinal de contas, eu serei eternamente grato a você, E mulher, eu tentarei expressar Meus sentimentos íntimos e a minha gratidão”

Os versos são em alusão a pulada de cerca que deu por volta de 1973, quando durante uma festa em um apartamento, transou com uma convidada em um quarto enquanto Yoko estava na sala. Fato considerado o estopim para a separação. 

Yoko mandou o guitarrista pra fora de casa e ele passou praticamente 1 ano e meio, em bebedeiras, confusões, tendo com namorada May Pang, “instruída” pela própria Yoko para segurar a onda do músico. 

Analisando a canção, é realmente um retrato da confusa cabeça de John, e sua dependência emocional de Yoko Ono. “Mulher, eu sei que você entende, a criancinha que vive dentro do homem.  Por favor, lembre-se de que a minha vida está em suas mão”. Mais claro que isso é impossível. 

Leia MAIS: “A Hard Day´s Night”: as curiosas histórias sobre o 1º filme dos Beatles.

Algo que é compreensível, afinal John foi criado por mulheres, como a austera Tia Mimi, nunca perdoou o pai ausente, e depois casou-se cedo com Cynthia, teve vários casos e com a separação emendou logo um relacionamento com Yoko. Então, a canção de certa forma é uma ode a estas relações e as mulheres também, e ao mesmo tempo explica muito a forma cruel como lidava com elas. Como ele próprio explicou: 

“Numa tarde ensolarada em Bermuda, de repente me dei conta do que as mulheres fazem por nós… tudo aquilo que eu dava por garantido – porque foi assim que fomos criados. Minha história de relacionamentos com mulheres é muito pobre – muito machista, muito estúpida, mas bastante típica de um certo tipo de homem, que eu era, suponho – uma pessoa muito insegura, sensível agindo de forma muito agressiva e machista. Tentando encobrir o lado feminino, que ainda tenho tendência a fazer, mas estou aprendendo. Estou aprendendo que tudo bem ser suave e permitir que esse lado de mim se manifeste. As mulheres realmente são a outra metade do céu, como sussurro no início da música. É um ‘nós’ ou não é nada.”

Portanto, Lennon nunca negou seu lado agressor, e durante uma entrevista para a Playboy ressaltou que era um dos motivos porque falava sobre paz. 

A produção.

“Woman” foi lançada como single em janeiro de 1981, após a morte de John. A gravação aconteceu entre agosto e setembro de 1980, e teve como músicos, nas guitarras, Earl Slick e Hugh McCracken, no baixo, Tony Levin, nos teclados, George Small, na bateria, Andy Newmark, percussão e Arthur Jenkins. Além de no backing vocals: Michelle Simpson, Cassandra Wooten, Cheryl Mason Jacks, Eric Troyer. John Lennon vocais e guitarras e produção de Jack Douglas e Yoko Ono. 

O Videoclipe

A gravação das cenas do vídeo aconteceram no dia 26 de novembro de 1980, dirigida por Ethan Russell, que já havia trabalhado com os Beatles e a banda The Who. 

As imagens acabaram servindo como um tributo a Lennon após sua morte. Sendo usada em um videoclipe promocional de “Woman”. As cenas mostram John e Yoko passeando pelo Central Park, e ao fundo Dakota, prédio onde moravam. Ao mesmo tempo, o vídeo traz imagens da carreira de John e Yoko, fotos caseiras com Sean Lennon, e depois Yoko sentada sozinha no Central Park e as notícias do fatídico assassinato de Lennon. Veja:

Curiosidades

A capa de “Double Fantasy”, especialistas dizem que John quis fazer algo semelhante ao que o amigo e primeiro baixista dos Beatles, Stuart Sutcliffe fez com sua noiva, Astrid Kirchherr em 1960, compare: 

John Lennon dedicou a canção 'Woman' às mulheres que marcaram sua vida.

Outra característica, no dia em que Lennon morreu, em 8 de dezembro de 1980, ele cortou o cabelo pela manhã. Sendo assim, a sua aparência lembrava muito seu estilo no final dos anos 50 e começo dos 60.

Além do mais, naquele mesmo dia, ele e Yoko posavam para a fotógrafa Annie Leibovitz. As sessões de fotos são onde Lennon aparece na janela do Dakota, assim como, deitado na cama em cima de Yoko com o torso nu. Por fim, A imagem se tornou capa da Rolling Stone após sua morte.