“A Hard Day´s Night”: as curiosas histórias sobre o 1º filme dos Beatles.

Compartilhe

Com “A Hard Day´s Night” os Beatles seguiriam o mesmo caminho de astros do rock, unindo cinema e rock.

O primeiro filme dos Beatles, “A Hard Days Night”, vai completar 60 anos dia 6 de julho. A exemplo de Elvis Presley os Beatles também começaram a buscar no cinema uma forma de ficar mais próximo do seu público, e assim divulgar suas canções. Afinal, nesta época, Rádio, TV, Cinema, Revistas e Jornais eram os únicos veículos de comunicação. 

Contudo, a coisa não tinha muita veia poética, era mais business, porque foi a United Artist que descobriu que a EMI esqueceu de incluir no contrato um álbum de trilhas sonoras aliada a um filme.

"A Hard Day´s Night": as curiosas histórias sobre o 1º filme dos Beatles.

E assim aconteceu, ao custo de 150 mil libras. Era para ser colorido mas não quiseram arriscar o custo, achando que os Beatles eram só fogo de palha. Grande engano.

Canções gravadas antes do filme.

Uma curiosidade, a trilha sonora foi gravada antes do filme existir e começar a ser rodado, por volta de janeiro de 1964, quando começaram a gravar “Can’t Buy Me Love” em Paris. Depois veio “And I Lover Her”, Things We Said Today”. E as músicas de John, “Tell Me Why”, “I ́ll Cry Instead”, “You Can ́t Do That”, “When I Get Home”, “Any Time At All”, “I Should Have known Better”. O álbum, “A Hard Day´s Night” é o primeiro sem covers, somente com composições da banda. 

"A Hard Day´s Night": as curiosas histórias sobre o 1º filme dos Beatles.

As filmagens começaram em 2 de março, e o enredo é a história da vida e loucura da beatlemania na Inglaterra, mostrando John, Paul, George e Ringo fugindo de fãs, tocando, flertando com garotas e tudo mais. Outro fator curioso, a banda não toca, “A Hard Day´s Night” no filme.

O filme só foi batizado já quase no final das gravações. Diz a lenda, que o título saiu da cabeça de Ringo Starr, no dia 13 de abril, como contou Paul no livro, “Many Years From Now”. 

Leia:

“Ringo sempre cometia esses errinhos, dizia coisas de maneira ligeiramente incorreta, como as pessoas costumam fazer, mas as dele eram sempre maravilhosas, muito líricas, muito Lewis Carroll, adoráveis. Eram meio mágicas, ainda que estivesse simplesmente falando errado. Depois de uma apresentação ao vivo, ele disse: “Ufa, essa noite foi um dia duro!” [“It’s been a hard day’s night!”] John e eu perguntamos: “Como é que é? Que foi que você disse?” Ele respondeu: “Tô arrebentado, caras. Essa noite foi um dia difícil”. “É isso? Porra, que brilhante! Como é consegue imaginar essas coisas? Urra!” Assim, isso acabou aparecendo naquele brainstorming, uma coisa que Ringo tinha dito: “It ‘s been a hard day’ s night. Richard Lester disse, “Já temos nosso título”. É muito sugestivo. Não quer dizer nada e não tem nada que ver com o filme. Mas parece coisa dos Beatles”.

"A Hard Day´s Night": as curiosas histórias sobre o 1º filme dos Beatles.

Agora os Beatles precisavam compor uma canção para este título. No dia seguinte, 14 de abril, John e Paul apresentaram a música para Richard Lester em um violão, e no dia 16 de abril a banda estava em Abbey Road para gravá-la. 

Estreia

O filme estreou no Reino Unido em 6 de julho de 1964, com a presença da princesa Margaret e do seu marido, o Lorde Snowdon. Quatro dias depois os Beatles participaram de uma sessão em Liverpool. Cerca de 100 mil fãs receberam a banda no aeroporto.  No Brasil, estreou como “O Reis do Iê, Iê, Iê” somente em 1965. 

A Capa do álbum, “A Hard Day´s Night” foi feita por Robert Freeman, uma sequência de fotos em que a banda fazia diversas poses e caretas

. O álbum contou com diferentes layouts, o azul no Reino Unido, e a vermelha nos Estados Unidos e Brasil.

"A Hard Day´s Night": as curiosas histórias sobre o 1º filme dos Beatles.

Além disso, nos EUA aconteceu o lançamento de uma versão somente com os rostos pela metade e contendo um tema instrumental de This Boys chamado, “Ringo´s Theme”, que teve esse nome por conta da cena do Ringo desiludido no filme.

George encontra Pattie.

Neste primeiro filme dos Beatles, quatro atrizes interpretando garotas escolares chamaram atenção, Pru Bury, Sue Whitman, Tina Williams, e Pattie Boyd, todas trabalhavam como modelos.

Sue Withman, Ringo e Pru Bury.
Pattie Boyd e Tina Williams.

Sendo assim, uma delas chamou a atenção de George Harrison, Pattie Boyd. Na época, Pattie estava com 19 anos, mas já atuava como modelo, em publicações da Vogue britânica e Bild. Além de atuar em comerciais de TV, então assista:

Pattie era noiva e George se interessou por ela logo no começo das filmagens, a convidou para sair, ela negou de início mas depois aceitou.

Um detalhe: mesmo com toda aquela agitação em torno da banda, Boyd não conhecia quase nada sobre eles, seu maior interesse era a moda. 

No primeiro encontro do casal Brian Epstein estava junto. George já pediu Pattie em casamento no date, mas disse que aceitaria se quisesse apenas namorar. Contudo, os dois se casaram somente em janeiro de 1966 e se divorciaram em 1977.

George e Pattie em “A Hard Day´s Night”. @apple

Triângulo amoroso.

O casamento ficou marcado por traições de ambos os lados, além da paixão que Eric Clapton nutria pela mulher do amigo, sendo que os dois tiveram um romance enquanto ela ainda estava com George. 

As cartas, telegramas, postais do romance entre Eric e Boyd vão a leilão pela Christie’s neste mês de março em Londres. Por fim, Pattie Boyd e Eric Clapton se casaram em um cerimônia muito louca em 1979. Leia abaixo:

Eric Clapton e Pattie Boyd: um casamento muito louco.